Abstract:
COM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE OS FATORES RELACIONADOS A INDISCIPLINA ESCOLAR E CARACTERIZAR O ALUNO INDISCIPLINADO, FORAM ENTREVISTADOS INFORMALMENTE 50 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, SP, INDICADOS PELO CONSELHO DA ESCOLA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS DA AMOSTRA RESIDIAM EM BAIRROS DE CLASSE POPULAR, COM PAIS DE POUCA ESCOLARIDADE, DESEMPREGADOS E COM ANTECEDENTES CRIMINAIS. GRANDE PARTE DOS SUJEITOS NÃO TRABALHAVA E JÁ HAVIA PASSADO POR INSTITUIÇÕES CORRECIONAIS. COM RELAÇÃO À ESCOLA, O ÍNDICE DE REPROVAÇÕES POR AUSÊNCIAS ÀS AULAS ERA ELEVADO. ESSES ALUNOS AFIRMARAM SEREM A MERENDA E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS MAIORES ATRATIVOS DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, FORAM APLICADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TRÊS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O OBJETIVO DE INTEGRAR O ALUNO E CONSTRUIR HÁBITOS SAUDÁVEIS DE SAÚDE E HIGIENE E VALORES COMO RESPEITO MÚTUO, RESPONSABILIDADE E COOPERAÇÃO, QUE ILUSTRAM ALTERNATIVAS PARA SE LIDAR COM A QUESTÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR. OS RESULTADOS DESSA INTERVENÇÃO APONTAM PARA A POSSIBILIDADE DE SE UTILIZAR A REFERIDA DISCIPLINA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR.