DSpace/Manakin Repository

SUCESSO ESCOLAR NOS MEIOS POPULARES: MOBILIZAÇÃO PESSOAL E ESTRATÉGIAS FAMILIARES

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor MAFRA, Leila De Alvarenga pt_BR
dc.contributor.author PEREIRA, Adriana Da Silva Alves pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:45Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:45Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/779
dc.description PUC MINAS pt_BR
dc.description.abstract A PRESENTE PESQUISA CONSISTE EM DESCREVER E ANALISAR SITUAÇÕES DE SUCESSO ESCOLAR EM MEIOS POPULARES E, PARA ISSO, PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE TANTO O ALUNO QUANTO A SUA FAMÍLIA DESEMPENHAM UM IMPORTANTE PAPEL PARA QUE ESSA SITUAÇÃO SE CONFIGURE. O SUCESSO ESCOLAR, NESTA DISSERTAÇÃO, DEVE SER ENTENDIDO COMO AQUELES CASOS DE ALUNOS QUE SÃO FILHOS DE PAIS DE BAIXA ESCOLARIDADE, PERTENCENTES ÀS FRAÇÕES OU GRUPOS DAS CAMADAS POPULARES. DURANTE TODO O ENSINO FUNDAMENTAL, ESTES ALUNOS, ESTIVERAM FREQÜENTANDO ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, NÃO POSSUÍAM HISTÓRIA DE REPROVAÇÃO OU DE FRACASSO NO ENSINO FUNDAMENTAL E FORAM APROVADOS NO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - COLTEC - ONDE A RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA ESTÁ EM TORNO DE 30 CANDIDATOS. A PESQUISA É QUALITATIVA E UTILIZOU COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. FORAM ENTREVISTADOS SEIS ALUNOS APROVADOS NA SELEÇÃO EM 2004 PARA O COLTEC, BEM COMO SUAS FAMÍLIAS. O ESTUDO REVELA, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE TODOS OS ENTREVISTADOS FORAM ALFABETIZADOS AINDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OU EM CASA, ANTES DE INGRESSAREM NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, E QUE A MOBILIZAÇÃO PESSOAL DESSES SEIS ALUNOS ENCONTRA PESOS E FORMAS DIFERENCIADAS, BEM COMO AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES UTILIZADAS PARA VIABILIZAR ESSE SUCESSO. OS PAIS DE BAIXA ESCOLARIDADE TIVERAM DE INGRESSAR MUITO CEDO NO MERCADO DE TRABALHO E POR ISSO INTERROMPERAM SEUS ESTUDOS. APESAR DE NÃO TEREM UM ALTO CAPITAL ESCOLAR, PARTICIPAM DAS MAIS VARIADAS FORMAS NA VIDA ACADÊMICA DE SEUS FILHOS. pt_BR
dc.format.extent 910800 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject MOBILIZAÇÃO SOCIAL pt_BR
dc.subject FAMÍLIA pt_BR
dc.subject SUCESSO ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - sucesso e fracasso escolares pt_BR
dc.title SUCESSO ESCOLAR NOS MEIOS POPULARES: MOBILIZAÇÃO PESSOAL E ESTRATÉGIAS FAMILIARES pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto