Abstract:
A PRESENTE PESQUISA CONSISTE EM DESCREVER E ANALISAR SITUAÇÕES DE SUCESSO ESCOLAR EM MEIOS POPULARES E, PARA ISSO, PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE TANTO O ALUNO QUANTO A SUA FAMÍLIA DESEMPENHAM UM IMPORTANTE PAPEL PARA QUE ESSA SITUAÇÃO SE CONFIGURE. O SUCESSO ESCOLAR, NESTA DISSERTAÇÃO, DEVE SER ENTENDIDO COMO AQUELES CASOS DE ALUNOS QUE SÃO FILHOS DE PAIS DE BAIXA ESCOLARIDADE, PERTENCENTES ÀS FRAÇÕES OU GRUPOS DAS CAMADAS POPULARES. DURANTE TODO O ENSINO FUNDAMENTAL, ESTES ALUNOS, ESTIVERAM FREQÜENTANDO ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, NÃO POSSUÍAM HISTÓRIA DE REPROVAÇÃO OU DE FRACASSO NO ENSINO FUNDAMENTAL E FORAM APROVADOS NO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - COLTEC - ONDE A RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA ESTÁ EM TORNO DE 30 CANDIDATOS. A PESQUISA É QUALITATIVA E UTILIZOU COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. FORAM ENTREVISTADOS SEIS ALUNOS APROVADOS NA SELEÇÃO EM 2004 PARA O COLTEC, BEM COMO SUAS FAMÍLIAS. O ESTUDO REVELA, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE TODOS OS ENTREVISTADOS FORAM ALFABETIZADOS AINDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OU EM CASA, ANTES DE INGRESSAREM NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, E QUE A MOBILIZAÇÃO PESSOAL DESSES SEIS ALUNOS ENCONTRA PESOS E FORMAS DIFERENCIADAS, BEM COMO AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES UTILIZADAS PARA VIABILIZAR ESSE SUCESSO. OS PAIS DE BAIXA ESCOLARIDADE TIVERAM DE INGRESSAR MUITO CEDO NO MERCADO DE TRABALHO E POR ISSO INTERROMPERAM SEUS ESTUDOS. APESAR DE NÃO TEREM UM ALTO CAPITAL ESCOLAR, PARTICIPAM DAS MAIS VARIADAS FORMAS NA VIDA ACADÊMICA DE SEUS FILHOS.