Resumen:
TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO ESTUDANTES PARTICIPANTES DE DUAS EXPERIÊNCIAS DE AÇÃO CULTURAL DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS. PARTINDO DAS REFLEXÕES LENVANTADAS POR AUTORES COMO, STUARTHALL E HOMI BHABA, LIGADOS A CORRENTE TEÓRICA DENOMINADA ESTUDOS CULTURAIS, O AUTOR ANALISA A CONTRIBUIÇÃO QUE AS AÇÕES CULTURAIS EM FOCO PODEM DAR NO SENTIDO DA FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS EDUCATIVAS NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL, SOBRETUDO EM TRATANDO-SE DE ALAGOAS. UTILIZANDO-SE DE ENTREVISTAS, O AUTOR, COM BASE NOS RELATOS COLHIDOS, SUGERE QUE UMA EDUCAÇÃO ALAGOANA COM ESSE PERFIL DEVA ESTAR CENTRADA NO APROFUNDAMENTO PEDAGÓGICO DA CAPACIDADE DE DIÁLOGO, INTERPENETRAÇÃO, CULTURAL, CONSCIÊNCIA PERFORMATIVA DOS SUJEITOS EDUCADORES/EDUCANDOS, ALÉM DA DESCOBERTA DA CONDIÇÃO DE REPRESENTADOS HISTORICAMENTE, POR PARTE DOS MESMOS.