dc.contributor.advisor |
PAIXAO, Lea Pinheiro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
SOUZA, ângela Regina Curzio De |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
RJ |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:36:44Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:36:44Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/769 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO PARA OS ESTUDANTES DAS FAMÍLIAS FRIBURGUENSES PARECE MUITO CONDICIONADA PELA ORIGEM SOCIAL, POIS AS POSSIBILIDADES LOCAIS SÃO RESTRITAS. BUSCOU-SE CONHECER COMO OS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGO VISUALIZAM SUAS PERSPECTIVAS DE FUTURO : SEUS PORJETOS E TENSÕES DE PERTENCIMENTO. SE OS JOVENS TENDEM A INTERNALIZAR AS CHANCES OBJETIVAS DE ACORDO COM O GRUPO SOCIAL A QUE PERTENCEM. ESTA PESQUISA REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS : UMA PRIMEIRA QUANTITATIVA E A OUTRA QUALITATIVA. NA PRIMEIRA ETAPA, OBTEVE-SE O PERFIL DOS CONCLUINTES ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. NA SEGUNDA, BUSCOU-SE TORNAR MAIS INTELIGÍVEIS AS RESPOSTAS OBTIDAS NO QUESTIONÁRIO, UTILIZANDO-SE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REGISTRADAS COM O AUXÍLIO DE GRAVADOR. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E ANALISADAS DE FORMA A TIRAR DIMENSÕES SOCIAIS E TRATAR GRUPOS DE INDIVÍDUOS. DETECTOU-SE QUE A ORIGEM SOCIAL INFLUENCIA, MAS NÃO DETERMINA O PROJETO. EXISTEM OUTRAS CONDIÇÕES QUE PRECISAM SER CONSIDERADAS, TAIS COMO, A QUESTÃO DE GÊNERO, DIMENSÕES DA TRAJETÓRIA E DOS INTERESSES PESSOAIS. O LUGAR SOCIAL CONTA, MAS ELEMENTOS DA ORDEM DE MERCADO E DA SUBJETIVIDADE DOS ATORES SOCIAIS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES. |
pt_BR |
dc.format.extent |
534207 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
pt_BR |
dc.subject |
ENSINO FUNDAMENTAL |
pt_BR |
dc.subject |
PERSPECTIVAS DE FUTURO |
pt_BR |
dc.subject |
ORIGEM SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola |
pt_BR |
dc.title |
PROJETOS E TENSÕES DE CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGO |
pt_BR |