Abstract:
A PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO PARA OS ESTUDANTES DAS FAMÍLIAS FRIBURGUENSES PARECE MUITO CONDICIONADA PELA ORIGEM SOCIAL, POIS AS POSSIBILIDADES LOCAIS SÃO RESTRITAS. BUSCOU-SE CONHECER COMO OS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGO VISUALIZAM SUAS PERSPECTIVAS DE FUTURO : SEUS PORJETOS E TENSÕES DE PERTENCIMENTO. SE OS JOVENS TENDEM A INTERNALIZAR AS CHANCES OBJETIVAS DE ACORDO COM O GRUPO SOCIAL A QUE PERTENCEM. ESTA PESQUISA REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS : UMA PRIMEIRA QUANTITATIVA E A OUTRA QUALITATIVA. NA PRIMEIRA ETAPA, OBTEVE-SE O PERFIL DOS CONCLUINTES ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. NA SEGUNDA, BUSCOU-SE TORNAR MAIS INTELIGÍVEIS AS RESPOSTAS OBTIDAS NO QUESTIONÁRIO, UTILIZANDO-SE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REGISTRADAS COM O AUXÍLIO DE GRAVADOR. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E ANALISADAS DE FORMA A TIRAR DIMENSÕES SOCIAIS E TRATAR GRUPOS DE INDIVÍDUOS. DETECTOU-SE QUE A ORIGEM SOCIAL INFLUENCIA, MAS NÃO DETERMINA O PROJETO. EXISTEM OUTRAS CONDIÇÕES QUE PRECISAM SER CONSIDERADAS, TAIS COMO, A QUESTÃO DE GÊNERO, DIMENSÕES DA TRAJETÓRIA E DOS INTERESSES PESSOAIS. O LUGAR SOCIAL CONTA, MAS ELEMENTOS DA ORDEM DE MERCADO E DA SUBJETIVIDADE DOS ATORES SOCIAIS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES.