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dc.contributor.advisor | STEPHANOU, Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | GOMES, Simone Gonzales | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:40Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:40Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/750 | |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE DISSERTAÇÃO ABORDA AS CONCEPÇÕES SOBRE O SUJEITO PROFESSOR/A EVIDENCIADAS NAS FALAS DOS SUJEITOS DA PESQUISA, ALUNOS E ALUNAS QUE FREQÜENTAM A 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PORTO ALEGRE. ATRAVÉS DA CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO DE CONVERSAÇÃO, METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA, OITO PARTICIPANTES PUDERAM INTERAGIR EM ENCONTROS PRESENCIAIS, MEDIADOS POR DINÂMICAS QUE PROVOCARAM-NOS A FALAR E EXPRESSAR SUAS CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS SOBRE PROFESSORES/AS, INTERAGINDO ENTRE SI, CONFRONTANDO ARGUMENTOS E POSIÇÕES. OPTOU-SE PELA METODOLOGIA DO GRUPO DE CONVERSAÇÃO, ATENDENDO ÀS INTENÇÕES DA PESQUISA, NO SENTIDO DE POSSIBILITAR A ESCUTA E REGISTRO DAS FALAS DOS PRÓPRIOS ALUNOS E ALUNAS. O TERMO CONCEPÇÃO É ENTENDIDO COMO O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, EXPLICAÇÕES E IDÉIAS DOS/AS ALUNOS RELATIVOS À EXPERIÊNCIA DE VIDA, ADQUIRIDOS NA ESCOLA E EM OUTROS MEIOS SOCIAIS, SENDO EXPRESSOS AQUI ATRAVÉS DE SUAS FALAS SOBRE O SUJEITO PROFESSOR/A. AUTORES COMO MIGUEL ARROYO, GIMENO SACRISTÁN, PHILIPPE PERRENOUD, ANTÓNIO NÓVOA E PAULO FREIRE CONSTITUÍRAM O REPERTÓRIO DE QUESTÕES QUE PROBLEMATIZARAM AS FALAS E POSSIBILITARAM DESCREVÊ-LAS E ANALISÁ-LAS. OS INTEGRANTES DO GRUPO DE CONVERSAÇÃO EXPRESSARAM SUAS CONCEPÇÕES, DESDE O LUGAR OCUPADO POR ELES/AS COMO ALUNOS E ALUNAS, E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, EXPRESSANDO, AINDA, DIFERENTES DISCURSOS QUE CIRCULAM FORA DA ESCOLA SOBRE PROFESSORES/AS. SUAS FALAS SE REFERIRAM ÀS VIVÊNCIAS ESCOLARES E AO CONVÍVIO COM PROFESSORES/AS QUE TÊM OU TIVERAM, DO SUJEITO PROFESSOR CONCRETO E DE SUAS AÇÕES. ESTABELECERAM RELAÇÕES ENTRE ESTES SUJEITOS REAIS COM OS POSSÍVEIS, AQUILO QUE GOSTARIAM ENCONTRAR NAS RELAÇÕES COM SEUS PROFESSORES/AS, USANDO A IMAGINAÇÃO E EXPRESSANDO SEUS DESEJOS. DEMONSTRARAM A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO POSITIVA COM O ADULTO DE REFERÊNCIA, ATRAVÉS DA AMIZADE E ATENÇÃO QUE ESPERAM TAMBÉM DOS PROFESSORES/AS. APONTARAM O DESEJO DE MAIS MOMENTOS DE PROXIMIDADE COM O PROFESSOR/A, ATRAVÉS DO DIÁLOGO E INDICARAM REJEITAR NÃO A FIGURA QUE IMPÕE LIMITES, MAS A AUTORIDADE QUE VEM REVESTIDA DE INTRANSIGÊNCIA, FALTA DE DIÁLOGO, COMPLETAMENTE ALHEIA OU DISTANTE DE SEUS INTERESSES. | pt_BR |
dc.format.extent | 1367126 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | CONCEPÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE O SUJEITO PROFESSOR/A: FALAS E CENAS DA CONVIVÊNCIA | pt_BR |