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OS PROCESSOS DISCIPLINARES NA ESCOLA E A DIMENSÃO MORAL NA REPRESENTAÇÃO DE ALUNOS ADOLESCENTES

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dc.contributor.advisor BECKER, Maria Luiza Rheingantz pt_BR
dc.contributor.author WASKOW, Silvana De Boer pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:38Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:38Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/738
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS ADOLESCENTES SOBRE OS PROCESSOS DISCIPLINARES VIVIDOS NA ESCOLA. TOMA COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO OS ESTUDOS PIAGETIANOS REFERENTES AO DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE, BUSCANDO INFERIR, ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES EXPRESSAS PELOS ALUNOS, A DIMENSÃO MORAL ATRIBUÍDA À DISCIPLINA ESCOLAR. PARTINDO DA CONCEPÇÃO DE QUE AS REALIDADES MORAIS NÃO SÃO INATAS E, PARA QUE SE CONSTITUAM, É NECESSÁRIO QUE OS INDIVÍDUOS ESTABELEÇAM RELAÇÕES UNS COM OS OUTROS, IDENTIFICAM-SE DUAS FORMAS MORAIS RESULTANTES DE TAIS RELAÇÕES: A HETERONOMIA, NA QUAL OS INDIVÍDUOS SUBMETEM-SE ÀS REGRAS EXTERNAS ATRAVÉS DA COERÇÃO, E A AUTONOMIA, NA QUAL OS INDIVÍDUOS DESENVOLVEM A CAPACIDADE DE ELABORAR NORMAS PRÓPRIAS, DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DE RECIPROCIDADE E COOPERAÇÃO. A INVESTIGAÇÃO REALIZADA BUSCA IDENTIFICAR AS FORMAS MORAIS PREDOMINANTES NO SISTEMA NORMATIVO ESCOLAR, SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS. A METODOLOGIA ADOTADA DEFINE-SE COMO UM ESTUDO DE CASO, REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE, ELEGENDO COMO SUJEITOS DE PESQUISA OS ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ALUNOS DO CURSO DE MAGISTÉRIO. A COLETA DE DADOS ORGANIZA-SE EM DUAS ETAPAS, SENDO A PRIMEIRA VOLTADA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO AMBIENTE E CONHECIMENTO DO SISTEMA NORMATIVO FORMAL, ENVOLVENDO A OBSERVAÇÃO DE MOMENTOS FORMAIS E INFORMAIS DA ROTINA ESCOLAR E ANÁLISE DOCUMENTAL, E A SEGUNDA, VOLTADA PARA A APREENSÃO DOS JUÍZOS MORAIS DOS ALUNOS E REPRESENTAÇÕES REFERENTES À DISCIPLINA ESCOLAR, ENVOLVENDO A DISCUSSÃO DE DILEMAS MORAIS EM PEQUENOS GRUPOS E ENTREVISTAS INDIVIDUAIS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE, EMBORA A ESCOLA EXPRESSE EM SEUS DOCUMENTOS FORMAIS A PROPOSIÇÃO DE UM SISTEMA NORMATIVO PROMOTOR DE AUTONOMIA MORAL, PREDOMINAM NAS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS ADOLESCENTES, NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA HETERÔNOMA, QUANTO AOS PROCESSOS DISCIPLINARES E RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA. pt_BR
dc.format.extent 906272 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject DISCIPLINA pt_BR
dc.subject ADOLESCENTES pt_BR
dc.subject MORAL pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title OS PROCESSOS DISCIPLINARES NA ESCOLA E A DIMENSÃO MORAL NA REPRESENTAÇÃO DE ALUNOS ADOLESCENTES pt_BR


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