Repositorio Dspace

JUVENILIDADE, SABER E VIOLÊNCIA: UMA LEITURA DA REALIDADE ESCOLAR

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor CRAIDY, Carmem Maria pt_BR
dc.contributor.author STOELBEN, Isabel Cristina Velasques pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:38Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:38Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/737
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UMA PESQUISA NUMA ESCOLA URBANA DE ENSINO BÁSICO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS, NO ANO DE 2002. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É COMPREENDER O OLHAR DO ADOLESCENTE SOBRE O SEU PROCESSO EDUCATIVO E AS RELAÇÕES DE VIOLÊNCIA, PERCEBIDAS E/OU VIVENCIADAS NA ESCOLA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZADA NESTA PESQUISA FOI: DE MARCO, PARA COMPREENSÃO DOS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS; OUTERIAL E ABERASTURY, COM RELAÇÃO À ADOLESCÊNCIA; ARENDT E SPÓSITO, PARA ABORDAGEM SOBRE A VIOLÊNCIA; ABRAMO, NA COMPREENSÃO DOS GRUPOS JUVENIS; E CHARLOT, NA RELAÇÃO COM O SABER. O MÉTODO UTILIZADO FOI A HISTÓRIA DE VIDA, ADAPTADA PARA EDUCAÇÃO. COMO TÉCNICAS DE OPERACIONALIZAÇÃO, DESTACAM-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA ABERTA.O RESULTADO DESTA PESQUISA DEMONSTRA QUE AS AÇÕES DE VIOLÊNCIA PARTIRAM MAIS DOS ADULTOS DO QUE DOS JOVENS. HÁ UMA AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO SOBRE A FASE DA ADOLESCÊNCIA, POR PARTE DOS ADULTOS. EXISTE UMA PREDOMINÂNCIA DOS SENTIMENTOS DE IMPOTÊNCIA E FRUSTRAÇÃO, POR PARTE DOS DOCENTES. A PESQUISA MOSTRA, AINDA, COMO OS JOVENS, COM SEUS SABERES JUVENIS, CRIAM CAMINHOS PARA SUPERAR SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES, ASSIM COMO PODEM SER COMPREENSIVOS, DIANTE DAS DIFICULDADES DOS ADULTOS.A PESQUISA CONCLUIU QUE A VIOLÊNCIA É SUPERESTIMADA DENTRO DA ESCOLA E QUE SERIA RELATIVAMENTE FÁCIL CONTORNÁ-LA, SE OS ADULTOS COMPREENDESSEM MAIS OS JOVENS, OPORTUNIZASSEM A ESTES A EXPRESSÃO, BEM COMO RECONHECESSEM E TRABALHASSEM PEDAGOGICAMENTE OS AGRUPAMENTOS JUVENIS. pt_BR
dc.format.extent 2529911 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject SABER E VIOLÊNCIA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude pt_BR
dc.title JUVENILIDADE, SABER E VIOLÊNCIA: UMA LEITURA DA REALIDADE ESCOLAR pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto