Abstract:
ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UMA PESQUISA NUMA ESCOLA URBANA DE ENSINO BÁSICO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS, NO ANO DE 2002. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É COMPREENDER O OLHAR DO ADOLESCENTE SOBRE O SEU PROCESSO EDUCATIVO E AS RELAÇÕES DE VIOLÊNCIA, PERCEBIDAS E/OU VIVENCIADAS NA ESCOLA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZADA NESTA PESQUISA FOI: DE MARCO, PARA COMPREENSÃO DOS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS; OUTERIAL E ABERASTURY, COM RELAÇÃO À ADOLESCÊNCIA; ARENDT E SPÓSITO, PARA ABORDAGEM SOBRE A VIOLÊNCIA; ABRAMO, NA COMPREENSÃO DOS GRUPOS JUVENIS; E CHARLOT, NA RELAÇÃO COM O SABER. O MÉTODO UTILIZADO FOI A HISTÓRIA DE VIDA, ADAPTADA PARA EDUCAÇÃO. COMO TÉCNICAS DE OPERACIONALIZAÇÃO, DESTACAM-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA ABERTA.O RESULTADO DESTA PESQUISA DEMONSTRA QUE AS AÇÕES DE VIOLÊNCIA PARTIRAM MAIS DOS ADULTOS DO QUE DOS JOVENS. HÁ UMA AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO SOBRE A FASE DA ADOLESCÊNCIA, POR PARTE DOS ADULTOS. EXISTE UMA PREDOMINÂNCIA DOS SENTIMENTOS DE IMPOTÊNCIA E FRUSTRAÇÃO, POR PARTE DOS DOCENTES. A PESQUISA MOSTRA, AINDA, COMO OS JOVENS, COM SEUS SABERES JUVENIS, CRIAM CAMINHOS PARA SUPERAR SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES, ASSIM COMO PODEM SER COMPREENSIVOS, DIANTE DAS DIFICULDADES DOS ADULTOS.A PESQUISA CONCLUIU QUE A VIOLÊNCIA É SUPERESTIMADA DENTRO DA ESCOLA E QUE SERIA RELATIVAMENTE FÁCIL CONTORNÁ-LA, SE OS ADULTOS COMPREENDESSEM MAIS OS JOVENS, OPORTUNIZASSEM A ESTES A EXPRESSÃO, BEM COMO RECONHECESSEM E TRABALHASSEM PEDAGOGICAMENTE OS AGRUPAMENTOS JUVENIS.