Repositorio Dspace

PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: FILIAÇÃO DISCURSIVA, CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO E SUJEITOS

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor MUTTI, Regina Maria Varini pt_BR
dc.contributor.author VINHAIS, Ione Maria Rich pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:37Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:37Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/734
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract A PRESENTE DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETO A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ADOLESCENTES QUE FREQÜENTAM ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO. PARTIU-SE DO QUESTIONAMENTO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA DE LITERATURA, EM QUE O ESTUDO USUAL DAS OBRAS LITERÁRIAS PAUTA-SE NUMA ÚNICA INTERPRETAÇÃO DADA COMO CORRETA, DESCONHECENDO-SE AS DIFERENÇAS DE PONTOS DE VISTA INERENTES A EXISTÊNCIA HUMANA E, ESPECIALMENTE A DO SUJEITO-ALUNO. ESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO FUNDADA POR MICHEL PÊCHEUX, EM QUE SUJEITO E SENTIDOS SE CONSTITUEM NO DISCURSO. BUSCA-SE, DE OUTRO MODO, PROMOVER A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PELOS ALUNOS, ENFATIZANDO-SE A LEITURA DAS OBRAS LITERÁRIAS E A PRODUÇÃO TEXTUAL. O ENFOQUE EM TEXTOS LITERÁRIOS QUINHENTISTAS, ARCÁDICOS E ROMÂNTICOS PROMOVEU PLURALIDADE DE .GESTOS DE INTERPRETAÇÃO. DOS JOVENS, AFETANDO SUA PRÓPRIA ESCRITA, PRODUZINDO EFEITOS DE SENTIDOS LIGADOS AS SUAS VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS. CONSIDERA-SE QUE OS DISCURSOS A QUE O JOVEM SE FILIA, APREENDIDOS NA SUA ESCRITA, REPRESENTAM O SEU MODO DE ESTAR NO MUNDO E PARTICIPAR DO MESMO. A ANÁLISE PERMITIU MOSTRAR, NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS, O ENTRECRUZAMENTO ENTRE VÁRIOS DISCURSOS, QUE SE COLOCAM NA INTERSECÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLA, ONDE UM EMBRIÃO DE UM NOVO DISCURSO PEDAGÓGICO, QUE JÁ NÃO APONTA PARA A REPETIÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FUNDAMENTO DAS SUAS PRÁTICAS, PARECE SUGERIR UM ESPAÇO ONDE O ALUNO É ESTIMULADO A MANIFESTAR SEUS SENTIMENTOS E SUAS POSIÇÕES DISCURSIVAS, EVIDENCIANDO AUTORIA. pt_BR
dc.format.extent 477605 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject ANÁLISE DO DISCURSO pt_BR
dc.subject ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.subject LITERATURA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: FILIAÇÃO DISCURSIVA, CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO E SUJEITOS pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto