Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | MUTTI, Regina Maria Varini | pt_BR |
dc.contributor.author | VINHAIS, Ione Maria Rich | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:37Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:37Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/734 | |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETO A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ADOLESCENTES QUE FREQÜENTAM ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO. PARTIU-SE DO QUESTIONAMENTO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA DE LITERATURA, EM QUE O ESTUDO USUAL DAS OBRAS LITERÁRIAS PAUTA-SE NUMA ÚNICA INTERPRETAÇÃO DADA COMO CORRETA, DESCONHECENDO-SE AS DIFERENÇAS DE PONTOS DE VISTA INERENTES A EXISTÊNCIA HUMANA E, ESPECIALMENTE A DO SUJEITO-ALUNO. ESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO FUNDADA POR MICHEL PÊCHEUX, EM QUE SUJEITO E SENTIDOS SE CONSTITUEM NO DISCURSO. BUSCA-SE, DE OUTRO MODO, PROMOVER A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PELOS ALUNOS, ENFATIZANDO-SE A LEITURA DAS OBRAS LITERÁRIAS E A PRODUÇÃO TEXTUAL. O ENFOQUE EM TEXTOS LITERÁRIOS QUINHENTISTAS, ARCÁDICOS E ROMÂNTICOS PROMOVEU PLURALIDADE DE .GESTOS DE INTERPRETAÇÃO. DOS JOVENS, AFETANDO SUA PRÓPRIA ESCRITA, PRODUZINDO EFEITOS DE SENTIDOS LIGADOS AS SUAS VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS. CONSIDERA-SE QUE OS DISCURSOS A QUE O JOVEM SE FILIA, APREENDIDOS NA SUA ESCRITA, REPRESENTAM O SEU MODO DE ESTAR NO MUNDO E PARTICIPAR DO MESMO. A ANÁLISE PERMITIU MOSTRAR, NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS, O ENTRECRUZAMENTO ENTRE VÁRIOS DISCURSOS, QUE SE COLOCAM NA INTERSECÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLA, ONDE UM EMBRIÃO DE UM NOVO DISCURSO PEDAGÓGICO, QUE JÁ NÃO APONTA PARA A REPETIÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FUNDAMENTO DAS SUAS PRÁTICAS, PARECE SUGERIR UM ESPAÇO ONDE O ALUNO É ESTIMULADO A MANIFESTAR SEUS SENTIMENTOS E SUAS POSIÇÕES DISCURSIVAS, EVIDENCIANDO AUTORIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 477605 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | ANÁLISE DO DISCURSO | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject | LITERATURA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: FILIAÇÃO DISCURSIVA, CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO E SUJEITOS | pt_BR |