Abstract:
A PRESENTE DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETO A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ADOLESCENTES QUE FREQÜENTAM ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO. PARTIU-SE DO QUESTIONAMENTO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA DE LITERATURA, EM QUE O ESTUDO USUAL DAS OBRAS LITERÁRIAS PAUTA-SE NUMA ÚNICA INTERPRETAÇÃO DADA COMO CORRETA, DESCONHECENDO-SE AS DIFERENÇAS DE PONTOS DE VISTA INERENTES A EXISTÊNCIA HUMANA E, ESPECIALMENTE A DO SUJEITO-ALUNO. ESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO FUNDADA POR MICHEL PÊCHEUX, EM QUE SUJEITO E SENTIDOS SE CONSTITUEM NO DISCURSO. BUSCA-SE, DE OUTRO MODO, PROMOVER A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PELOS ALUNOS, ENFATIZANDO-SE A LEITURA DAS OBRAS LITERÁRIAS E A PRODUÇÃO TEXTUAL. O ENFOQUE EM TEXTOS LITERÁRIOS QUINHENTISTAS, ARCÁDICOS E ROMÂNTICOS PROMOVEU PLURALIDADE DE .GESTOS DE INTERPRETAÇÃO. DOS JOVENS, AFETANDO SUA PRÓPRIA ESCRITA, PRODUZINDO EFEITOS DE SENTIDOS LIGADOS AS SUAS VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS. CONSIDERA-SE QUE OS DISCURSOS A QUE O JOVEM SE FILIA, APREENDIDOS NA SUA ESCRITA, REPRESENTAM O SEU MODO DE ESTAR NO MUNDO E PARTICIPAR DO MESMO. A ANÁLISE PERMITIU MOSTRAR, NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS, O ENTRECRUZAMENTO ENTRE VÁRIOS DISCURSOS, QUE SE COLOCAM NA INTERSECÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLA, ONDE UM EMBRIÃO DE UM NOVO DISCURSO PEDAGÓGICO, QUE JÁ NÃO APONTA PARA A REPETIÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FUNDAMENTO DAS SUAS PRÁTICAS, PARECE SUGERIR UM ESPAÇO ONDE O ALUNO É ESTIMULADO A MANIFESTAR SEUS SENTIMENTOS E SUAS POSIÇÕES DISCURSIVAS, EVIDENCIANDO AUTORIA.