Repositorio Dspace

RELAÇÕES ENTRE FORMADORES, PROFESSORES E ADOLESCENTES: DE OBJETOS NO LABIRINTO A SUJEITOS DA EDUCAÇÃO

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor MARTINS, Pura Lucia Oliver pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Analise De Jesus Da pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:35Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:35Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/721
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESSA PESQUISA SE PROPÕE A INVESTIGAR A (IN)EXISTÊNCIA DA ABORDAGEM DE VIVÊNCIAS ADOLESCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES TENDO COMO FOCO A PRÁTICA DOS FORMADORES, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, NA MODALIDADE LICENCIATURA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, OS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSA EXISTÊNCIA OU INEXISTÊNCIA. IMPORTANTE COMPREENDER QUE ESTA FORMAÇÃO INICIAL SE DESTINA AO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL (5ª A 8ª SÉRIES) E NO ENSINO MÉDIO, COMPREENDENDO, PORTANTO, SUJEITOS ALUNOS ADOLESCENTES, ENTRE OS 10/11 E OS 17/18 ANOS. NUMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA, FORAM ENTREVISTADOS 32 SUJEITOS FORMADORES, 24 SUJEITOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E 16 SUJEITOS ALUNOS ADOLESCENTES DAS CLASSES TRABALHADORAS. DOS 32 FORMADORES SUJEITOS DESSA INVESTIGAÇÃO, SÃO 8 DE CADA UMA DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS SELECIONADAS. OS 24 PROFESSORES E OS 16 ALUNOS SÃO SUJEITOS VINCULADOS A ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE. AULAS DE ALGUNS FORMADORES FORAM OBSERVADAS E ANALISADAS. TAMBÉM SEUS PROGRAMAS E EMENTAS DE DISCIPLINAS FORAM ANALISADOS. DENTRE AS CONSIDERAÇÕES APONTADAS POR ESSA INVESTIGAÇÃO DUAS SE DESTACAM.A PRIMEIRA DELAS É A QUASE INEXISTÊNCIA DA ABORDAGEM DAS VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS ADOLESCENTES NAS PRÁTICAS DOS FORMADORES, NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES. A AUSÊNCIA DE CONTEÚDOS QUE DISCUTAM ESSE CICLO DE IDADE DE FORMAÇÃO HUMANA REVELA UMA NEGAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS VIVÊNCIAS ESPECÍFICAS DESSES SUJEITOS. A SEGUNDA CONSIDERAÇÃO APONTADA É A FORTE IDENTIFICAÇÃO ENTRE A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELOS FORMADORES E SUAS MANIFESTAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESSES SUJEITOS. AS MANIFESTAÇÕES QUE APARECEREM, AQUI, SÃO A RELAÇÃO QUE OS FORMADORES ESTABELECEM COM OS LICENCIANDOS, A CONCEPÇÃO QUE OS FORMADORES TÊM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O GRAU DE GRAU DE INSERÇÃO DOS FORMADORES COMO SUJEITOS NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A NEGAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS ADOLESCENTES NO PROCESSO ESCOLAR POR PARTE DOS FORMADORES. TAIS MANIFESTAÇÕES SÃO, EM GRANDE MEDIDA, RESULTANTES DA CONCEPÇÃO EDUCACIONAL ADOTADA PELOS FORMADORES. NO DECORRER DESSA INVESTIGAÇÃO FOI CONSTATADA A ESCASSEZ DE BIBLIOGRAFIA CONCERNENTE A ADOLESCENTES, A ADOLESCENTES POBRES, A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE FORMADORES, COMO, TAMBÉM, A INEXISTÊNCIA DE BIBLIOGRAFIA QUE TRATE DA RELAÇÃO ENTRE ESTES TEMAS E ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NELES. pt_BR
dc.format.extent 1158968 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject PEDAGOGIA pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO DE EDUCADORES pt_BR
dc.subject ADOLESCENTES pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title RELAÇÕES ENTRE FORMADORES, PROFESSORES E ADOLESCENTES: DE OBJETOS NO LABIRINTO A SUJEITOS DA EDUCAÇÃO pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto