Resumen:
ESTE TRABALHO PROCUROU INVESTIGAR OS ASPECTOS PREPONDERANTES EXISTENTES NAS REPRESENTAÇÕES DOS JOVENS NA ELABORAÇÃO DA SUA CONCEPÇÃO DE FUTURO A PARTIR DE SUA TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIO. SÃO JOVENS PROVENIENTES DAS CLASSES SUBALTERNAS E DAS FRAÇÕES MAIS BAIXAS DAS CAMADAS MÉDIAS, QUE BUSCAM NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO AS CREDENCIAIS PARA INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS E, PRINCIPALMENTE, A ESCOLARIDADE QUE LHES PERMITA TER ACESSO A MELHORES EMPREGOS. PARA ISSO, FORAM ANALISADOS DOCUMENTOS ELABORADOS PELO MEC PARA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PARA COMPREENDER AS IDEOLOGIAS E OS INTERESSES NELES IMPLÍCITOS E COMO ISSO AFETA A FORMAÇÃO DO JOVEM. PELAS ENTREVISTAS, FORAM OUVIDOS DIRETORES DE ESCOLAS, PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS. JÁ PARA OS JOVENS AQUI PESQUISADOS, ALÉM DAS ENTREVISTAS, FORMAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS E REUNIDOS EM GRUPOS FOCAIS, QUE POSSIBILITARAM APREENDER SUAS CONCEPÇÕES DE FUTURO ELABORADAS PARTIR DE SUAS TRAJETÓRIAS PELO ENSINO MÉDIO. A REALIDADE ENCONTRADA REVELOU-SE COMPLEXA, O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO MINISTRADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO POTENCIALIZA AS OPORTUNIDADES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE UM OBSTÁCULO PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE FUTURO. POR CONSEGUINTE, OS JOVENS VÃO PRIVILEGIAR O TRABALHO EM DETRIMENTO DA ESCOLA, COMPARTILHANDO INSEGURANÇAS E PREOCUPAÇÕES, CONSTRUINDO EXPECTATIVAS POUCO SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO AO FUTURO. PELO QUE FOI OBSERVADO, ESTUDO, TRABALHO E FAMÍLIA SÃO PROJETOS COMUNS AOS JOVENS, QUE DESEJAM ADQUIRIR INDEPENDENCIA FINANCEIRA E AUTONOMIA PESSOAL E BUSCAM NO ESTUDO, APESAR DOS OBSTÁCULOS, A POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL.