Resumo:
ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE COMPREENDER O SIGNIFICADO DAS BRIGAS ENTRE ADOLESCENTES NA ESCOLA. A PESQUISA SE REALIZOU EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, EM PARADA DE TAIPAS, NA REGIÃO NOROESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO, JUNTO A MENINOS E MENINAS QUE FREQÜENTAM O SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANTIGAS 5ª A 8ª SÉRIES). OS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES REVELAM QUE OS MOTIVOS DE TAIS BRIGAS SÃO COSTUMEIRAMENTE OS MAIS FÚTEIS E BANAIS, O QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE SE COMPREENDER O SIGNIFICADO DE SUA OCORRÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR NOS TEMPOS ATUAIS DO PAÍS E DO MUNDO. TOMAREI DUAS REFERÊNCIAS PARA ESSA COMPREENSÃO: A DA ADOLESCÊNCIA COMO UM MOMENTO ESPECÍFICO DESSE JOVEM E A DA GLOBALIZAÇÃO, QUE ENVOLVE A PRIMEIRA. AO FAZER ESSA CONTEXTUALIZAÇÃO, LANÇAREI UM OLHAR PARA A ESCOLA PÚBLICA, SEUS CONFLITOS, SEUS EQUÍVOCOS, SEUS ENCONTROS E DESENCONTROS DIANTE DESSE MOMENTO VIVIDO PELO JOVEM. NO ESPAÇO ESCOLAR, PORTANTO SOCIAL, SÃO TRABALHADAS CONCEPÇÕES DE SER HUMANO. MOSTRAREI QUE ESSAS CONCEPÇÕES TRABALHAM COM A IDÉIA DE SER HUMANO ENQUANTO TOTALIDADE FECHADA E, DESSA FORMA, ALIADA AO MAL-ESTAR INERENTE AO PROCESSO CIVILIZATÓRIO, O ADOLESCENTE PODE TRATAR O OUTRO, ENQUANTO ALTERIDADE, O NÃO IGUAL, COM DESPREZO, COM VIOLÊNCIA. PROCURAREI COMPREENDER O QUE ESSA ESCOLA FAZ OU DEIXA DE FAZER NÃO SÓ PARA ENTENDER A ADOLESCÊNCIA COMO TAMBÉM PARA ORIENTÁ-LA, NESSA FASE CRÍTICA DA VIDA DO SER HUMANO. AO FINAL FAREI APONTAMENTOS DE ALGUNS CAMINHOS, VIA UMA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO CRÍTICA, PARA O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS SURGIDOS NESSE CONTEXTO ESCOLAR.