Abstract:
ESTA TESE BUSCA DESVENDAR UMA RELAÇÃO: ENTRE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E OS JOVENS POBRES QUE PASSAM A HABITÁ-LA, NOS MARCOS DE SUA EXPANSÃO. A QUESTÃO: COMO SE UNIVERSALIZA O SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO FUNDAMENTAL NUM PAÍS QUE VEM HISTORICAMENTE RECUSANDO A INCORPORAÇÃO DE SUAS MAIORIAS, PERCORRE TODA A ANÁLISE. NA INVESTIGAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TRATADA COMO ?CASO PARTICULAR DO POSSÍVEL? (BOURDIEU), A RECUPERAÇÃO DE TRÊS DÉCADAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES, E UM ?MERGULHO? NOS MODOS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS TEMPOS QUE CORREM, BUSCAM FAZER-NOS ENTENDER AS VELHAS E NOVAS DESIGUALDADES QUE MARCAM A INSTITUIÇÃO. SELEÇÃO, SEGREGAÇÃO, ENRAIZAMENTO E REGULAÇÃO SÃO AS CATEGORIAS, EIXOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA ANÁLISE QUE COLOCA A ESCOLA COMO UM ?MIRANTE? DE ONDE SE PODEM APREENDER ALGUNS DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A DINÂMICA SOCIAL.