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Browsing OPA - Obstáculos e Possibilidades de Acesso à Justiça by Subject "DIREITO À EDUCAÇÃO"

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  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-06-30)
    No último OPA (“Obstáculos Jurídicos para efetivar o direito à educação infantil”) mostramos quais os argumentos utilizados pela Justiça paulista para não garantir o direito à educação infantil, decidindo contrariamente ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-07-14)
    Vimos no último OPA um dos argumentos – pedido genérico e indeterminado - usados pela Justiça para não garantir o direito à educação infantil nas ações propostas pelo Ministério Público Estadual. Agora vamos tratar de outro ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-08-28)
    Nas duas últimas edições do OPA, vimos dois dos argumentos – pedido genérico e indeterminado, e pedido futuro - usados pela Justiça para não garantir o direito à educação infantil nas ações civis públicas propostas pelo ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-08-11)
    Nas três últimas edições do OPA, vimos alguns dos argumentos – pedido genérico e indeterminado, pedido futuro e norma programática - usados pela Justiça para não garantir o direito à educação infantil reivindicado nas ações ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2009-05-01)
    Encontra-se em tramitação no Congresso Nacional a proposta de ratificação do Acordo entre o Brasil e a Santa Sé (Mensagem n° 134/2009), que, sob o argumento de regulamentar “o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil”, ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2004-12-15)
    A Constituição Federal de 1988 reconhece inúmeros direitos a todas as pessoas, desde os chamados direitos civis e políticos até os denominados direitos sociais, econômicos e culturais.
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2010-12-01)
    Saber como decide o Poder Judiciário ao analisar conflitos relacionados a um determinado direito fundamental é relevante para entender como esse direito pode ser interpretado e aplicado na prática, e com isso avaliar as ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2007-02-01)
    Os ensinos de Sociologia e Filosofia tornaram-se obrigatórios em todo o território nacional, passando a componente curricular básico do ensino médio das redes pública e privada graças à Resolução n.º4, de 16 de agosto de ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-06-16)
    O projeto Ação na Justiça, da Ação Educativa, realizou no período entre setembro de 2004 e maio de 2005, um levantamento de informações na Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2006-09-19)
    A Constituição Federal de 1988 ao prever os programas suplementares ao ensino reconhece a importância de uma atuação estatal pró-ativa no sentido de minorar as disparidades de oportunidades educacionais. Assim, como vimos ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2004-10-28)
    Para a garantia dos direitos fundamentais, como o direito à educação, é necessário que todas as pessoas tenham a oportunidade de exigi-los. Por isso, a Constituição Federal prevê o direito de acesso à justiça também como ...

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