Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | FANTIN, Maristela | en |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Reonaldo Manoel | |
dc.date.accessioned | 2008-07-07T21:12:37Z | |
dc.date.available | 2008-07-07T21:12:37Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/552 | |
dc.description | Depositária Biblioteca UFSC | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca, a partir de uma experiência de educação não formal, no interior da brincadeira, identificar as contribuições do boi-de-mamão para a formação de educadores populares. O trabalho gira em torno da experiência do grupo Arreda Boi, existente há doze anos na Barra da Lagoa, leste da Ilha de Santa Catarina. A sua reflexão centra-se na construção do grupo e de cada pessoa envolvida no processo – processos de saber e de não saber, de querer fazer e de não poder fazer, de saber fazer e de não poder fazer, processos de resistências e processos de ensino. Atenho-me à análise, por parte dos integrantes do grupo Arreda Boi, sobre a construção de um jeito, de uma forma e de valores que alicerçaram a maneira de “se fazer” desse grupo, de “se fazer grupo”. No decorrer deste trabalho, pontuo os caminhos que o grupo percorreu para formatar a sua prática. Analiso a brincadeira do boi-de-mamão à luz das reflexões de autores que justificam a minha opção por um boi-de-mamão trabalhado numa perspectiva de educação dialógica. O trabalho está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo, lanço o olhar sobre o conceito de popular, bem como sua complexidade nas análises, o que se evidencia ao analisarmos o grupo Arreda Boi e as tantas experiências que ele nos traz. O segundo capítulo apresenta a brincadeira do boi-de-mamão, a cantiga do grupo Arreda Boi e histórias de boi. O terceiro capítulo versa sobre a comunidade da Barra da Lagoa e sua relação com o grupo Arreda Boi. O quarto capítulo trata de uma reflexão dos seus integrantes do grupo Arreda Boi, sobre eles mesmos. No último capítulo, aprofundo a questão do diálogo, os “diálogos brincantes” e sua construção no grupo Arreda Boi. | en |
dc.format.extent | 2222813 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | en |
dc.subject | BRINCADEIRAS POPULARES | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | en |
dc.subject | CULTURA POPULAR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E CULTURA | en |
dc.subject | FESTAS POPULARES | en |
dc.title | Educação popular e boi de mamão: diálogos brincantes | en |
dc.type | Thesis | en |