Abstract:
Este trabalho tem como objetivo conhecer mais profundamente o que é a brincadeira do Boi de Mamão e sua contribuição como prática cultural na Ilha de Santa Catarina. A pesquisa buscou investigar junto aos cantadores da brincadeira do Boi de Mamão, quais os elementos mais significativos para que um Boi de Mamão possa cumprir sua função de ensinar brincando. Foram entrevistados três cantadores do Boi de Mamão com base em uma abordagem qualitativa. Os três cantadores pesquisados foram escolhidos por possuírem características diferentes: um deles coordena o seu grupo de componentes adultos, o outro canta em um grupo de crianças e adolescentes e o último parou de cantar pois seu grupo deixou de existir. O primeiro capítulo levanta referências sobre as possíveis origens da denominação Boi de Mamão, trazendo os cantores para dialogar com autores que pesquisam o tema. Em um segundo momento, os cantores falam de suas histórias à frente do Boi de Mamão mostrando como a brincadeira é dinâmica e 'híbrida'. No terceiro e último capítulo, a pesquisa relata uma experiência de educação popular com crianças e adolescentes do Boi de Mamão do grupo Arréda Boi - SC, entrelaçando-se com a fala dos cantadores pesquisados.