Educação Não Escolar de Adultos: Recent submissions

  • BARROS, Josiane Fonseca de; FRIGOTTO, Gaudêncio (Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    A presente dissertação procura refletir sobre algumas potencialidades e contradições existentes entre o projeto educativo e o projeto societário, de caráter socialista, anunciado pelas Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas ...
  • UMBELINO, Valmor João; FLEURI, Reinaldo Matias (Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2000)
    O objetivo deste estudo é analisar as contradições e perspectivas que emergem da discussão teórico-metodológica em torno da Economia Solidária. A questão central do problema estudado vem ao encontro da preocupação, por ...
  • NASCIMENTO, Ubton Jose Argolo; NASCIMENTO, Antônio Dias (Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, 2005)
    Esta dissertação teve como objetivo relatar uma prática educativa para a formação da cooperativa dos agentes ecológicos de Canabrava. Participou dessa pesquisa um público constituído noventa e oito trabalhadores do aterro ...
  • OLIVEIRA, Rosângela Alves de; MAcDONALD, José Brendan (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2004)
    Em mais de dois séculos de existência, o capitalismo tem se aprimorado e mostrado uma grande habilidade em responder às suas crises nos diferenciados contextos históricos. A sociedade atual vive uma crise estrutural advinda ...
  • POLI, Odilon Luiz; LEITE, Marcia de Paula (Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    A presente tese investiga como os agricultores familiares envolvidos na criação de agroindústrias familiares associativas no Oeste Catarinense, uma resposta política à crise enfrentada pela agricultura familiar desde a ...
  • SILVA, Nelsânia Batista da; MELO NETO, José Francisco de (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a dimensao educativa e aspectos subjetivos presentes na organização e realização da Feira Agroecológica. A Feira efetua-se na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I, em ...
  • TAMBURRELLI, Maria; DURAN, Marília Claret Geraes (Universidade Metodista de São Paulo. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    A proposta desta pesquisa pressupõe que cada um de nós, e especificamente cada educador da Associação em estudo, desenvolva sua ação educativa conforme suas convicções profundas sobre o ser humano, o mundo e a sociedade. ...
  • CULTI, Maria Nezilda; BEISIEGEL, Celso de Rui (Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    Esta tese analisa os limites intrínsecos do processo de construção de conhecimentos por meio da ação educativa entre orientadores (educadores) e trabalhadores cooperados (educandos) na prática de incubação dos empreendimentos ...
  • TAVARES, Jussana Maria; PESSOA, Jadir de Morais (Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2002)
    Em Grupo é mais fácil - associativismo rural e educação em Orizona-Go, pretende analisar a ação educativa a partir da constituição e do desenvolvimento de uma associação de pequenos agricultores. Para captar e compreender ...
  • BORTOLUZZI, Josiane; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro (Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, 2006)
    O presente estudo analisa as experiências associativas de trabalho em Chapecó com o propósito de entender seu significado no contexto histórico do capitalismo no século XXI. A questão norteadora é se as “As Experiências ...
  • AMARAL JÚNIOR, José de; MONFREDINI, Ivanise (Centro Nove de Julho. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    Tendo em vista a grande precariedade do mercado de trabalho, resultado das transformações do capitalismo contemporâneo, esta dissertação tem por objetivo investigar a viabilidade e as dificuldades enfrentadas pela proposta ...
  • LIMA, Giovanny de Sousa; MAcDONALD, José Brendan (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2001)
    Tendo como fundameno teórico/prático a concepção cientifica da educação popular, materializou-se uma tentativa de investigação e análise crítica do processo de sobrevivência e resistência políticas dos catadores dos lixão ...
  • MARIANA, Fernando Bomfim; BRUNO, Lúcia Emíia Nuevo Barreto (Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    A pesquisa procura compreender as potencialidades e os limites do movimento cooperativista na atualidade, sua articulação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil e alguns dos inúmeros aspectos ...
  • ANTAS, Edenise da Silva; FRANCO, Maria Ciavatta (Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2000)
    Investiga o caráter educativo dos processos de participação nas atividades produtivas e educativas de organizações econômicas populares, entendidas como particularidade da economia popular e que se caracterizam, entre ...
  • BENINCÁ, Dirceu; WANDERLEY, Luiz Eduardo Waldemarin (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2006)
    O objeto desta dissertação é a Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN). Trata-se de uma organização de catadores/as de materiais recicláveis criada em 06 de fevereiro de 2001, no Bairro Progresso, ...
  • DALTOÉ, Claudir José; FREITAS, Maria de Fatima Quintal de (Universidade Federal do Piauí. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    O presente trabalho se constitui num estudo que busca identificar o processo de desenvolvimento das cooperativas populares, objetivando verificar se elas podem se constituir em uma forma de mudança ao atual modelo econômico, ...
  • ADAMETES, Claudia Megale; SCAVONE, Lucila; NEVES, Delma Pessanha; SOUZA, Eliana Maria de Melo; FERRANTE, Vera Lúcia Silveira Botta (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2006)
    Em março de 1994, cerca de 60 catadores (as) de lixo que trabalhavam e moravam há 20 anos no lixão do município de Araraquara, interior de São Paulo, foram afastados (as) do local por determinação do poder público. Na ...
  • PINTO, Beatriz Volpato Machado; MATA, Speranza Franca da (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação, 1999)
    O final deste acelerado século xx vem desarticulando estruturas sociopolítico-econômicas e padrões de pensamento construídos ao longo da modernidade. Face ao colapso do socialismo de estado e às enormes incertezas decorrentes ...
  • LEANDRO, José Benedito; GOHN, Maria Da Gloria Marcondes (Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, 2002)
    Este trabalho objetiva realizar um estudo sobre a concepcao educacional e a metodologia do curso TAC ( técnico em administração de cooperativas). Esse curso é oferecido pelo MST (movimento dos trabalhadores Rurais Sem ...
  • LIMA, Janayna Silva Cavalcante de; SILVA, Aida Maria Monteiro (Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    Os movimentos sociais vêm se constituindo como espaços de criação e ressignificação das práticas sociais, inclusive da educação. Desde a crítica epistemológica dos movimentos feministas, à luta histórica pela escola pública ...

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto