Abstract:
Investiga o caráter educativo dos processos de participação nas atividades produtivas e educativas de organizações econômicas populares, entendidas como particularidade da economia popular e que se caracterizam, entre outros elementos, como iniciativas econômicas dos setores populares geralmente de forma associada ou cooperativa, que se pretendem participativas, democráticas, autogestionárias e autônomas. Analisa a especificidade do modo de produção capitalista e a questão do trabalho dentro do contexto da crise do capitalismo atual, da globalização e do neoliberalismo. Levanta a importância das alternativas ao desemprego discutidas por amplos setores da sociedade, como o cooperativismo, a economia solidária, a economia popular, entre outras. Toma como estudo de caso a Comunidade Habitacional Mista Shangri-lá, que têm origem vinculada, de forma ampla, à Campanha da ação da cidadania contra fome e a miséria e pela vida e, de forma mais restrita, ao Comitê Taquara, campanha idealizada pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, em 1993. O levantamento de dados, feito através da aplicação de questionário, baseou-se em cinco tópicos: identificação, educação, trabalho, participação e problemas/desafios. A pesquisa de campo permitiu perceber o caráter educativo dos processos de participação na medida em que vai criando a capacidade de rompimento real com uma visão pseudoconcreta da realidade. Trabalho e educação; Comunidades de baixa renda; Movimentos sociais.