Resumo:
A PRESENTE PESQUISA TRATA DAS RELAÇÕES QUE OS ALUNOS CONCLUINTES DE ENSINO MÉDIO DESENVOLVEM COM A ESCOLARIZAÇÃO, TENDO EM VISTA A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. PROCUROU-SE VERIFICAR COMO ESSES ALUNOS ?RENTABILIZAM? EM SEU FAVOR SUAS AQUISIÇÕES PARA TRANSFORMÁ-LAS EM VANTAGENS FACILITADORAS NA INSERÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO, TENTANDO SUPERAR AS DESVANTAGENS QUE CARREGAM CONSIGO, EM FUNÇÃO DO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO ATUAL, E COMO AVALIAM AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NESSE MERCADO, CONSIDERANDO O CARÁTER NÃO PROFISSIONALIZANTE DO ENSINO MÉDIO. O RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO APONTA PARA UM DUPLO MOVIMENTO, DE REJEIÇÃO E VALORIZAÇÃO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ESCOLARES, ISTO É, ORA VALORIZAM DETERMINADOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA ESCOLA PARA A SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES IMEDIATAS, ORA REJEITAM-NOS POR NÃO CONSIDERÁ-LOS IMPORTANTES PARA OS SEUS PROJETOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, ASSUMEM A RESPONSABILIDADE POR SUA FORMAÇÃO, PROCURANDO CURSOS EXTRA-ESCOLARES, NA CRENÇA DE QUE ESSE CAMINHO OS LEVARÁ DE ALGUMA FORMA A SATISFAZER SUAS EXPECTATIVAS. EMBORA O DISCURSO OFICIAL POSTULE UM ENSINO QUE GARANTA A PREPARAÇÃO PARA A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, O JOVEM NÃO SE SENTE PREPARADO PELA ESCOLA PARA ESSE MERCADO, PORQUE, DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO EMPREGO, ELE PERCEBE QUE ESSA PREPARAÇÃO NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA GARANTIR SEU INGRESSO NESSE MERCADO E QUE OUTROS FATORES CONCORRERÃO PARA ESSE FIM. ESSAS CONTRADIÇÕES, ENTRETANTO, NÃO INVALIDAM O PAPEL DA ESCOLA. AS RELAÇÕES QUE SE CONSTROEM NO INTERIOR DA ESCOLA SÃO INDICATIVOS DA NECESSIDADE DE SE REPENSAR A SUA FUNÇÃO, ESPECIFICAMENTE DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES E DOS ATORES QUE AS VIVEM.