DSpace Repository

ENSINO MÉDIO E PREPARAÇÃO DA JUVENTUDE PARA O MERCADO DE TRABALHO: CONTRADIÇÕES (ASPIRAÇÕES E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL)

Show simple item record

dc.contributor.advisor FREITAS, Marcos Cézar De pt_BR
dc.contributor.author FERRAZ, Roberto pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:38:02Z
dc.date.available 2009-03-14T18:38:02Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2053
dc.description PUC/SP pt_BR
dc.description.abstract A PRESENTE PESQUISA TRATA DAS RELAÇÕES QUE OS ALUNOS CONCLUINTES DE ENSINO MÉDIO DESENVOLVEM COM A ESCOLARIZAÇÃO, TENDO EM VISTA A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. PROCUROU-SE VERIFICAR COMO ESSES ALUNOS ?RENTABILIZAM? EM SEU FAVOR SUAS AQUISIÇÕES PARA TRANSFORMÁ-LAS EM VANTAGENS FACILITADORAS NA INSERÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO, TENTANDO SUPERAR AS DESVANTAGENS QUE CARREGAM CONSIGO, EM FUNÇÃO DO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO ATUAL, E COMO AVALIAM AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NESSE MERCADO, CONSIDERANDO O CARÁTER NÃO PROFISSIONALIZANTE DO ENSINO MÉDIO. O RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO APONTA PARA UM DUPLO MOVIMENTO, DE REJEIÇÃO E VALORIZAÇÃO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ESCOLARES, ISTO É, ORA VALORIZAM DETERMINADOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA ESCOLA PARA A SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES IMEDIATAS, ORA REJEITAM-NOS POR NÃO CONSIDERÁ-LOS IMPORTANTES PARA OS SEUS PROJETOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, ASSUMEM A RESPONSABILIDADE POR SUA FORMAÇÃO, PROCURANDO CURSOS EXTRA-ESCOLARES, NA CRENÇA DE QUE ESSE CAMINHO OS LEVARÁ DE ALGUMA FORMA A SATISFAZER SUAS EXPECTATIVAS. EMBORA O DISCURSO OFICIAL POSTULE UM ENSINO QUE GARANTA A PREPARAÇÃO PARA A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, O JOVEM NÃO SE SENTE PREPARADO PELA ESCOLA PARA ESSE MERCADO, PORQUE, DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO EMPREGO, ELE PERCEBE QUE ESSA PREPARAÇÃO NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA GARANTIR SEU INGRESSO NESSE MERCADO E QUE OUTROS FATORES CONCORRERÃO PARA ESSE FIM. ESSAS CONTRADIÇÕES, ENTRETANTO, NÃO INVALIDAM O PAPEL DA ESCOLA. AS RELAÇÕES QUE SE CONSTROEM NO INTERIOR DA ESCOLA SÃO INDICATIVOS DA NECESSIDADE DE SE REPENSAR A SUA FUNÇÃO, ESPECIFICAMENTE DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES E DOS ATORES QUE AS VIVEM. pt_BR
dc.format.extent 1803495 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO pt_BR
dc.subject VÍNCULO EXTRA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovens pt_BR
dc.title ENSINO MÉDIO E PREPARAÇÃO DA JUVENTUDE PARA O MERCADO DE TRABALHO: CONTRADIÇÕES (ASPIRAÇÕES E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context