Resumo:
ESTE ESTUDO, QUE SE INSERE NA LINHA DE PESQUISA "UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO", INVESTIGA A SITUAÇÃO E AS EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E OCUPACIONAIS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES DO CAPITALISMO NO FINAL DO SÉCULO XX. PESQUISA CONSTITUÍDA DE DUAS FASES: UMA BIBLIOGRÁFICA, SOBRE OS CONCEITOS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA, MUNDO DO TRABALHO, POLÍTICAS NEOLIBERAIS, ENSINO MÉDIO E JUVENTUDE; E A OUTRA, EMPÍRICA, FEITA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINAS-SP. ENFOCA ESTE NÍVEL DE ENSINO POR CONSIDERAR QUE OS JOVENS ALUNOS SÃO OS MAIS VULNERÁVEIS ÀS DIFICULDADES DECORRENTES DA FASE ATUAL DE AJUSTES DO CAPITALISMO. BUSCA-SE COMPREENDER OS DETERMINANTES DO CONTEXTO ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL ATUAL E OS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. OS MOVIMENTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS QUE CONFIGURARAM A HISTÓRIA DO BRASIL NO SÉCULO XX FORAM ABORDADOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO E DAS POLÍTICAS ATUAIS PARA ESTE NÍVEL DE ENSINO. O TEMA "JUVENTUDE" FOI ABORDADO COMO UMA CATEGORIA SOCIAL, COM SUAS DIFICULDADES PRÓPRIAS DE PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE. CONSTATAMOS QUE OS ALUNOS TÊM POUCAS PERSPECTIVAS DE REALIZAR SUAS EXPECTATIVAS DEVIDO À FRACA FORMAÇÃO ESCOLAR RECEBIDA, POR NÃO ESTAREM PREPARADOS ADEQUADAMENTE PARA DISPUTAR VAGAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E POR PARTICIPAREM DA ACIRRADA DISPUTA POR UM LUGAR NO MUNDO DO TRABALHO, EM CONSEQÜÊNCIA DA REDUÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO E DAS EXIGÊNCIAS DE MAIS FORMAÇÃO ESCOLAR DO TRABALHADOR.