dc.contributor.advisor |
SORDI, Mara Regina Lemes De |
pt_BR |
dc.contributor.author |
NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
SP |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:38:01Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:38:01Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2045 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL E BIBLIOTECA DO SEMINÁRIO - PUC-CAMPINAS |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ESTE ESTUDO, QUE SE INSERE NA LINHA DE PESQUISA "UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO", INVESTIGA A SITUAÇÃO E AS EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E OCUPACIONAIS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES DO CAPITALISMO NO FINAL DO SÉCULO XX. PESQUISA CONSTITUÍDA DE DUAS FASES: UMA BIBLIOGRÁFICA, SOBRE OS CONCEITOS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA, MUNDO DO TRABALHO, POLÍTICAS NEOLIBERAIS, ENSINO MÉDIO E JUVENTUDE; E A OUTRA, EMPÍRICA, FEITA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINAS-SP. ENFOCA ESTE NÍVEL DE ENSINO POR CONSIDERAR QUE OS JOVENS ALUNOS SÃO OS MAIS VULNERÁVEIS ÀS DIFICULDADES DECORRENTES DA FASE ATUAL DE AJUSTES DO CAPITALISMO. BUSCA-SE COMPREENDER OS DETERMINANTES DO CONTEXTO ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL ATUAL E OS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. OS MOVIMENTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS QUE CONFIGURARAM A HISTÓRIA DO BRASIL NO SÉCULO XX FORAM ABORDADOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO E DAS POLÍTICAS ATUAIS PARA ESTE NÍVEL DE ENSINO. O TEMA "JUVENTUDE" FOI ABORDADO COMO UMA CATEGORIA SOCIAL, COM SUAS DIFICULDADES PRÓPRIAS DE PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE. CONSTATAMOS QUE OS ALUNOS TÊM POUCAS PERSPECTIVAS DE REALIZAR SUAS EXPECTATIVAS DEVIDO À FRACA FORMAÇÃO ESCOLAR RECEBIDA, POR NÃO ESTAREM PREPARADOS ADEQUADAMENTE PARA DISPUTAR VAGAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E POR PARTICIPAREM DA ACIRRADA DISPUTA POR UM LUGAR NO MUNDO DO TRABALHO, EM CONSEQÜÊNCIA DA REDUÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO E DAS EXIGÊNCIAS DE MAIS FORMAÇÃO ESCOLAR DO TRABALHADOR. |
pt_BR |
dc.format.extent |
715896 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS |
pt_BR |
dc.subject |
ENSINO MÉDIO |
pt_BR |
dc.subject |
TRABALHO E JUVENTUDE |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS, ESCOLA E TRABALHO |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovens |
pt_BR |
dc.title |
EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E OCUPACIONAIS NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO |
pt_BR |