Resumo:
ESTE TRABALHO PROCURA PERCEBER AS NECESSIDADES DE UM GRUPO DE ESTUDANTES-TRABALHADORES DO ENSINO MÉDIO, PERGUNTANDO A ELES SOBRE SUAS EXPECTATIVAS QUANTO À FORMAÇÃO/ PROFISSIONALIZAÇÃO. CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DO DUALISMO DO SISTEMA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO GERAL E PROFISSIONAL, E DO MUNDO DO TRABALHO, MANUAL E INTELECTUAL, ANALISAMOS A TRAJETÓRIA DA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PROFISSIONALIZANTE ATÉ A NOVA LDB (9394/96) E SUAS REGULAMENTAÇÕES, ENCONTRANDO EM SUAS ENTRELINHAS A REAFIRMAÇÃO MAIS CONTUNDENTE DESSE DUALISMO E O CONSEQÜENTE DESMANTELAMENTO DO ENSINO TÉCNICO ATUAL. PROCURAMOS TAMBÉM RELACIONAR AS EXPECTATIVAS DESSES JOVENS COM A HERANÇA CULTURAL QUE FOI DEIXADA DESDE A COLONIZAÇÃO, QUANTO AO TRABALHO E A PROFISSÃO, PROVOCANDO UMA REFLEXÃO EM TORNO DO CAMINHO A SEGUIR DA EDUCAÇÃO: PROFISSIONAL, PROPEDÊUTICA OU POLITÉCNICA.