Resumo:
INVESTIGAR A EXCLUSÃO DE ALUNOS NEGROS E/OU AFRO-BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ É RESULTADO DA MINHA PREOCUPAÇÃO PROFISSIONAL EM COMPREENDER POR QUE OS ALUNOS QUE ABANDONAVAM A ESCOLA NA SUA MAIORIA ERAM NEGROS E POBRES. PROCURANDO ANALISAR E COMPREENDER ESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO, SOB A ÓTICA DOS PESQUISADOS, A METODOLOGIA ESCOLHIDA FOI A HISTÓRIA ORAL, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE HISTÓRIA DE VIDA, A QUAL PERMITIU-ME RECONSTRUIR A TRAJETÓRIA ESCOLAR PERCORRIDA PELOS SUJEITOS. AS ENTREVISTAS REALIZADAS DEMONSTRARAM QUE PRÁTICAS RACIAIS DISCRIMINATÓRIAS DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E COLEGAS TORNAM PERMANENTE ESSE PROCESSO, QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, É MASCARADO E CRUEL, NÃO PERMITINDO AO JOVEM NEGRO PERCEBÊ-LAS E LUTAR CONTRA ELAS. PORTANTO, A COR DOS ENTREVISTADOS APARECE COMO UM DOS CRIVOS SELETIVOS, QUANDO JOVENS NEGROS BUSCAM UMA EQÜIDADE SOCIAL VIA ESCOLARIZAÇÃO, O QUE ACARRETA UMA MAIOR INCIDÊNCIA DE ALUNOS NEGROS REPROVADOS E EVADIDOS.