dc.contributor.advisor |
MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues |
pt_BR |
dc.contributor.author |
AIZA, Maria Aparecida De Souza |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
MT |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:31:27Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:31:27Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1700 |
|
dc.description |
Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Investigar a exclusão de alunos negros e/ou afro-brasileiros no ensino fundamental em escolas públicas de Cuiabá é resultado da minha preocupação profissional em compreender por que os alunos que abandonavam a escola, na sua maioria, eram negros e pobres. Procurando analisar e compreender esse processo de exclusão, sob a ótica dos pesquisados, a metodologia escolhida foi a história oral, através da técnica de história de vida, a qual permitiu-me reconstruir a trajetória escolar percorrida pelos sujeitos. As entrevistas realizadas demonstraram que práticas raciais discriminatórias de professores, funcionários e colegas tornam permanente esse processo, que, na maioria das vezes, é mascarado e cruel, não permitindo ao jovem negro percebê-las e lutar contra elas. Portanto, a cor dos entrevistados aparece como um dos crivos seletivos, quando jovens negros buscam uma equidade social via escolarização, o que acarreta uma maior incidência de alunos negros reprovados e evadidos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
312408 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
pt_BR |
dc.subject |
RACISMO NA EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject |
TRAJETÓRIA ESCOLAR |
pt_BR |
dc.subject |
NEGROS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racial |
pt_BR |
dc.title |
Desvelando a exclusão de jovens negros: o ponto de vista dos excluídos |
pt_BR |