DSpace/Manakin Repository

AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ (1998-2002): RELAÇÕES ENTRE O PROEM E OS PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor MICHELOTTO, Regina Maria pt_BR
dc.contributor.author BRUEL, Ana Lorena De Oliveira pt_BR
dc.coverage.spatial PR pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:26:11Z
dc.date.available 2009-03-14T18:26:11Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1503
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ pt_BR
dc.description.abstract O OBJETIVO CENTRAL DESTA DISSERTAÇÃO É A ANÁLISE DA DIREÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ E DE SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS QUE INCENTIVAM O PROTAGONISMO JUVENIL, QUE ESTIMULAM A PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ESCOLA E NA COMUNIDADE, EM SITUAÇÕES REAIS DA VIDA NA SOCIEDADE, A FIM DE ENCONTRAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES E INTERVIR DIRETAMENTE SOBRE A REALIDADE, ASSUMINDO CERTO GRAU DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. ESTE TRABALHO PROCUROU ANALISAR AS RELAÇÕES MACRO-ESTRUTURAIS QUE INTERFERIRAM NA DEFINIÇÃO DOS PRINCÍPIOS E AÇÕES QUE COMPÕEM A REFORMA DE ENSINO MÉDIO, ASSIM COMO AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ, DE 1998 A 2002, PARA GARANTIR A EFETIVAÇÃO DOS PROJETOS DE PROTAGONISMO. O ESTUDO PARTE DA COMPREENSÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E AS NOVAS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS AOS PROCESSOS EDUCATIVOS ESCOLARES, PARA DEMONSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE AS REFORMAS DE ENSINO NO BRASIL QUE MARCARAM A DÉCADA DE 90 E AS INDICAÇÕES DOS ORGANISMOS DE FINANCIAMENTO INTERNACIONAL, POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL. A REFLEXÃO SOBRE A REFORMA EXIGIU A ANÁLISE DE SEUS IMPACTOS NAS MATRÍCULAS E NO INVESTIMENTO PÚBLICO NESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL COMO UM INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS PROPOSTOS PELO PROEM. A ANÁLISE CENTRA-SE SOBRE A DIREÇÃO POLÍTICA, PEDAGÓGICA E FINANCEIRA CONFERIDA ÀS AÇÕES DE INCENTIVO AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO. pt_BR
dc.format.extent 875063 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR pt_BR
dc.subject ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.subject POLÍTICAS PÚBLICAS pt_BR
dc.subject PROTAGONISMO JUVENIL pt_BR
dc.subject.other JOVENS E POLÍTICA pt_BR
dc.subject.other POLÍTICA - protagonismo pt_BR
dc.title AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ (1998-2002): RELAÇÕES ENTRE O PROEM E OS PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto