Abstract:
O OBJETIVO CENTRAL DESTA DISSERTAÇÃO É A ANÁLISE DA DIREÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ E DE SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS QUE INCENTIVAM O PROTAGONISMO JUVENIL, QUE ESTIMULAM A PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ESCOLA E NA COMUNIDADE, EM SITUAÇÕES REAIS DA VIDA NA SOCIEDADE, A FIM DE ENCONTRAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES E INTERVIR DIRETAMENTE SOBRE A REALIDADE, ASSUMINDO CERTO GRAU DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. ESTE TRABALHO PROCUROU ANALISAR AS RELAÇÕES MACRO-ESTRUTURAIS QUE INTERFERIRAM NA DEFINIÇÃO DOS PRINCÍPIOS E AÇÕES QUE COMPÕEM A REFORMA DE ENSINO MÉDIO, ASSIM COMO AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ, DE 1998 A 2002, PARA GARANTIR A EFETIVAÇÃO DOS PROJETOS DE PROTAGONISMO. O ESTUDO PARTE DA COMPREENSÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E AS NOVAS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS AOS PROCESSOS EDUCATIVOS ESCOLARES, PARA DEMONSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE AS REFORMAS DE ENSINO NO BRASIL QUE MARCARAM A DÉCADA DE 90 E AS INDICAÇÕES DOS ORGANISMOS DE FINANCIAMENTO INTERNACIONAL, POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL. A REFLEXÃO SOBRE A REFORMA EXIGIU A ANÁLISE DE SEUS IMPACTOS NAS MATRÍCULAS E NO INVESTIMENTO PÚBLICO NESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL COMO UM INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS PROPOSTOS PELO PROEM. A ANÁLISE CENTRA-SE SOBRE A DIREÇÃO POLÍTICA, PEDAGÓGICA E FINANCEIRA CONFERIDA ÀS AÇÕES DE INCENTIVO AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO.