Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | SZYMANSKI, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.author | TERAHATA, Adriana Miritello | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:26:07Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:26:07Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1486 | |
dc.description | PUC-SP | pt_BR |
dc.description.abstract | O QUE PRETENDI COMPREENDER NO PRESENTE TRABALHO FOI O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO PARA UM GRUPO DE JOVENS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE DE BAIXA RENDA. ESSA INQUIETAÇÃO SURGIU A PARTIR DO TRABALHO QUE REALIZEI NESTA COMUNIDADE E DA FORMA INOVADORA DE ORGANIZAÇÃO EM QUE ATUALMENTE O GRUPO SE ENCONTRA - FÓRUM DE ADOLESCENTES. ESCOLHI O OLHAR FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL PARA COMPREENDER O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO PARA ESTES JOVENS E PROCUREI NAS IDÉIAS DE HANNA ARENDT E PAULO FREIRE SUBSÍDIOS PARA MELHOR COMPREENDER O FENÔMENO. OS DADOS FORAM OBTIDOS MEDIANTE ENTREVISTA REFLEXIVA REALIZADA COM JOVENS QUE FREQÜENTAVAM O FÓRUM DE ADOLESCENTES E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE REALIZADA E POSTERIORMENTE À DATA DA ENTREVISTA. A ESCUTA RESPEITOSA DO DISCURSO DESTES JOVENS POSSIBILITOU DESOCULTAR MUITOS ASPECTOS RELATIVOS À PARTICIPAÇÃO, COMO O DIÁLOGO, A AMIZADE, A ESPERANÇA, A EXISTÊNCIA DE ESPAÇO PÚBLICO. O GRUPO COMPREENDEU QUE EXISTEM DIVERSOS MODOS DE PARTICIPAR - ORIGINAL OU VERDADEIRA, EMBALO, INTERESSADOS E INTERESSEIROS, TÍMIDOS OU OMISSOS - E DIVERSAS SITUAÇÕES EM QUE HOUVE PARTICIPAÇÃO - EVENTOS, OFICINAS, JOGO DE FUTEBOL, E O FÓRUM DE ADOLESCENTES. PUDE PERCEBER TAMBÉM QUE O GRUPO IDENTIFICOU RESULTADOS QUE DECORREM DA PARTICIPAÇÃO (INDIVIDUAIS OU COLETIVAS). ESPERO COM ESTE TRABALHO APROFUNDAR O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO PARA JOVENS, SUBSIDIAR AS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS COM ESTES JOVENS E PODER CONTRIBUIR COM OUTROS EDUCADORES QUE BUSCAM CONSTRUIR SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PAUTADAS NA PARTICIPAÇÃO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1042370 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP | pt_BR |
dc.subject | COMUNIDADE | pt_BR |
dc.subject | POBREZA | pt_BR |
dc.subject | PARTICIPAÇÃO JUVENIL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E POLÍTICA | pt_BR |
dc.subject.other | POLÍTICA - protagonismo | pt_BR |
dc.title | O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO: UM ESTUDO COM JOVENS DE UMA COMUNIDADE DE BAIXA RENDA | pt_BR |