Abstract:
O QUE PRETENDI COMPREENDER NO PRESENTE TRABALHO FOI O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO PARA UM GRUPO DE JOVENS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE DE BAIXA RENDA. ESSA INQUIETAÇÃO SURGIU A PARTIR DO TRABALHO QUE REALIZEI NESTA COMUNIDADE E DA FORMA INOVADORA DE ORGANIZAÇÃO EM QUE ATUALMENTE O GRUPO SE ENCONTRA - FÓRUM DE ADOLESCENTES. ESCOLHI O OLHAR FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL PARA COMPREENDER O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO PARA ESTES JOVENS E PROCUREI NAS IDÉIAS DE HANNA ARENDT E PAULO FREIRE SUBSÍDIOS PARA MELHOR COMPREENDER O FENÔMENO. OS DADOS FORAM OBTIDOS MEDIANTE ENTREVISTA REFLEXIVA REALIZADA COM JOVENS QUE FREQÜENTAVAM O FÓRUM DE ADOLESCENTES E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE REALIZADA E POSTERIORMENTE À DATA DA ENTREVISTA. A ESCUTA RESPEITOSA DO DISCURSO DESTES JOVENS POSSIBILITOU DESOCULTAR MUITOS ASPECTOS RELATIVOS À PARTICIPAÇÃO, COMO O DIÁLOGO, A AMIZADE, A ESPERANÇA, A EXISTÊNCIA DE ESPAÇO PÚBLICO. O GRUPO COMPREENDEU QUE EXISTEM DIVERSOS MODOS DE PARTICIPAR - ORIGINAL OU VERDADEIRA, EMBALO, INTERESSADOS E INTERESSEIROS, TÍMIDOS OU OMISSOS - E DIVERSAS SITUAÇÕES EM QUE HOUVE PARTICIPAÇÃO - EVENTOS, OFICINAS, JOGO DE FUTEBOL, E O FÓRUM DE ADOLESCENTES. PUDE PERCEBER TAMBÉM QUE O GRUPO IDENTIFICOU RESULTADOS QUE DECORREM DA PARTICIPAÇÃO (INDIVIDUAIS OU COLETIVAS). ESPERO COM ESTE TRABALHO APROFUNDAR O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO PARA JOVENS, SUBSIDIAR AS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS COM ESTES JOVENS E PODER CONTRIBUIR COM OUTROS EDUCADORES QUE BUSCAM CONSTRUIR SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PAUTADAS NA PARTICIPAÇÃO.