Resumo:
ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETO O MOVIMENTO ESTUDANTIL ORGANIZADO DA UFRURALRJ, DIRIGIDO PELO DCE, NOS ÚLTIMOS VINTE E CINCO ANOS. ESTA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO MATERIAL EMPÍRICO OS DEPOIMENTOS COLETADOS SOBRE A FORMA DE ENTREVISTAS, COM EX-ESTUDANTES QUE OCUPARAM POSIÇÕES DE LIDERANÇA NO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO PERÍODO ESTUDADO E EXERCERAM CARGOS DE DIREÇÃO NO DCE. DESSA FORMA BUSCOU-SE RECONSTRUIR A MEMÓRIA SOCIAL DESSE MOVIMENTO, BASEADA NO RELATO DOS ESTUDANTES QUE REMEMORAM E REINTERPRETAM SUAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS. O ESTUDO ANALISOU O SIGNIFICADO ATRIBUÍDO PELOS MILITANTES À SUA ATUAÇÃO POLÍTICA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DESSA ATUAÇÃO NO CONJUNTO DE SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA E NA SUA CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE. O MOVIMENTO ESTUDANTIL É INVESTIGADO COMO UMA INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO POLÍTICA E ACADÊMICA PRIVILEGIADA NA AQUISIÇÃO DO HABITUS UNIVERSITÁRIO, E COMO INTEGRANTE DE UMA ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO. A ORIGEM SOCIAL E A TRAJETÓRIA ESCOLAR DESPONTA COMO INFLUÊNCIA IMPORTANTE NA DISPOSIÇÃO DO ESTUDANTE DE INGRESSAR NO MOVIMENTO ESTUDANTIL, REFORÇADA PELA INTENSA CONVIVÊNCIA NO CAMPUS. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES E MODOS DE VIDA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS INVESTIGADOS APONTA PARA A CENTRALIDADE DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NESTAS TRAJETÓRIAS.