Resumo:
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É MOSTRAR A IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO. DESSA FORMA, BUSCOU IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO QUE É SER TECNÓLOGO, A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DO QUE É O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA, A PERCEPÇÃO DAS EMPRESAS E DOS ÓRGÃOS DE CLASSE ACERCA DESSE PROFISSIONAL E DE QUE FORMA A GESTÃO DO CEFET-ES PODE CONTRIBUIR COM O PERFIL DESSE PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO. O ESTUDO INICIA MOSTRANDO AS VARIAÇÕES INTERPRETATIVAS EM TORNO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA E FAZENDO UM BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NO BRASIL E NO CEFET-ES, ALÉM DE APONTAR O PERFIL DO PROFISSIONAL HOJE. A METODOLOGIA DESSE ESTUDO PROCUROU, NUM PRIMEIRO MOMENTO, SE APOIAR EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ASSUNTO, PARA, NUM SEGUNDO MOMENTO, REALIZAR PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS A 40 ALUNOS E A 20 PROFESSORES DE CURSOS SUPERIORES.