dc.contributor.advisor |
YUKIZAKI, Suemy |
pt_BR |
dc.contributor.author |
PELLA, Jadir José |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
RJ |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:46:14Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:46:14Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2005 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
MISTO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1152 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA DA UFRURALRJ |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É MOSTRAR A IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO. DESSA FORMA, BUSCOU IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO QUE É SER TECNÓLOGO, A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DO QUE É O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA, A PERCEPÇÃO DAS EMPRESAS E DOS ÓRGÃOS DE CLASSE ACERCA DESSE PROFISSIONAL E DE QUE FORMA A GESTÃO DO CEFET-ES PODE CONTRIBUIR COM O PERFIL DESSE PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO. O ESTUDO INICIA MOSTRANDO AS VARIAÇÕES INTERPRETATIVAS EM TORNO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA E FAZENDO UM BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NO BRASIL E NO CEFET-ES, ALÉM DE APONTAR O PERFIL DO PROFISSIONAL HOJE. A METODOLOGIA DESSE ESTUDO PROCUROU, NUM PRIMEIRO MOMENTO, SE APOIAR EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ASSUNTO, PARA, NUM SEGUNDO MOMENTO, REALIZAR PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS A 40 ALUNOS E A 20 PROFESSORES DE CURSOS SUPERIORES. |
pt_BR |
dc.format.extent |
4560077 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO |
pt_BR |
dc.subject |
IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitários |
pt_BR |
dc.title |
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO CEFET-ES: IMPLANTAÇÃO E PERSPECTIVAS |
pt_BR |