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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PEJ NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

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dc.contributor.advisor BONAMINO, Alicia Maria Catalano De pt_BR
dc.contributor.author CHAGAS, Marcos Antonio Macedo Das pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:24Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:24Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1004
dc.description BS DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract COMO, DESDE O INÍCIO REPUBLICANO NO BRASIL, A EDUCAÇÃO DE ADULTOS TEM SEU NÚCLEO ASSENTADO NA EDUCAÇÃO POPULAR E ESTA, FREQUENTEMENTE, TEM SE RESSENTIDO DE PROGRAMAS PERMANENTES, A ESCOLARIDADE DE JOVENS E ADULTOS POUCO TEM AVANÇADO NO SENTIDO DE SUA SUPERAÇÃO. POR OUTRO LADO, É CONSTANTE EM NOSSA HISTÓRIA UMA EDUCAÇÃO DE ADULTOS, SUPLETIVA, ORGANIZADA EM FUNÇÃO DAS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO. COM A CRISE DE EMPREGABILIDADE ACENTUADA A PARTIR DOS ANOS 90, SITUAÇÃO QUE LEVOU A EXTINÇÃO DE CENTENAS DE POSTOS DE TRABALHO, A EDUCAÇÃO DE ADULTOS TEM MUDADO DE FOCO. O AVANÇO DO NEOLIBERALISMO, DANDO ÊNFASE A TRABALHADORES POLIVALENTES, EMPREENDEDORES, AUTÔNOMOS E FLEXÍVEIS TEM CLASSIFICADO COMO OBSOLETA E RETRÓGRADA AS CONQUISTAS TRABALHISTAS DO PASSADO QUE, DE ALGUMA FORMA, PROTEGIAM O TRABALHO CONTRA A DESIGUALDADE PROMOVIDA PELO CAPITAL. DENUNCIANDO TAIS CONQUISTAS COMO RESPONSÁVEIS PELA CRISE DO CAPITALISMO, TORNAVA- SE NECESSÁRIO AFASTAR DA ESCASSA OFERTA DE TRABALHO AQUELES TRABALHADORES QUE SIMBOLIZAVAM UMA ÉPOCA DE AVANÇOS E UNIDADE DE CLASSE. PARA TANTO, A PARTIR DA DÉCADA DE 80, NO BRASIL, SERÁ RECUPERADO E TRAZIDO AO CENÁRIO, COMO ÍCONE DESSES "NOVOS TEMPOS" O INDIVÍDUO JOVEM. ESSAS AÇÕES DE TRABALHO, POR ESTAREM VINCULADAS A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS, NOS MOVERAM PARA PESQUISAR COMO O FENÔMENO DA JUVENILIZAÇÃO VEM SE REVELANDO NO INTERIOR DA EJA. COMO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, TEM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, DENOMINADO PROJETO DE EDUCAÇÃO JUVENIL (PEJ), DECIDIMOS DIRECIONAR NOSSOS ESTUDOS BUSCANDO APREENDER COMO ESTÁ SE ESTRUTURANDO, NO INTERIOR DESTE PROJETO, AS RELAÇÕES ENTRE JOVENS E ADULTOS. pt_BR
dc.format.extent 687040 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR pt_BR
dc.subject TRABALHO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PEJ NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO pt_BR


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