Abstract:
COMO, DESDE O INÍCIO REPUBLICANO NO BRASIL, A EDUCAÇÃO DE ADULTOS TEM SEU NÚCLEO ASSENTADO NA EDUCAÇÃO POPULAR E ESTA, FREQUENTEMENTE, TEM SE RESSENTIDO DE PROGRAMAS PERMANENTES, A ESCOLARIDADE DE JOVENS E ADULTOS POUCO TEM AVANÇADO NO SENTIDO DE SUA SUPERAÇÃO. POR OUTRO LADO, É CONSTANTE EM NOSSA HISTÓRIA UMA EDUCAÇÃO DE ADULTOS, SUPLETIVA, ORGANIZADA EM FUNÇÃO DAS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO. COM A CRISE DE EMPREGABILIDADE ACENTUADA A PARTIR DOS ANOS 90, SITUAÇÃO QUE LEVOU A EXTINÇÃO DE CENTENAS DE POSTOS DE TRABALHO, A EDUCAÇÃO DE ADULTOS TEM MUDADO DE FOCO. O AVANÇO DO NEOLIBERALISMO, DANDO ÊNFASE A TRABALHADORES POLIVALENTES, EMPREENDEDORES, AUTÔNOMOS E FLEXÍVEIS TEM CLASSIFICADO COMO OBSOLETA E RETRÓGRADA AS CONQUISTAS TRABALHISTAS DO PASSADO QUE, DE ALGUMA FORMA, PROTEGIAM O TRABALHO CONTRA A DESIGUALDADE PROMOVIDA PELO CAPITAL. DENUNCIANDO TAIS CONQUISTAS COMO RESPONSÁVEIS PELA CRISE DO CAPITALISMO, TORNAVA- SE NECESSÁRIO AFASTAR DA ESCASSA OFERTA DE TRABALHO AQUELES TRABALHADORES QUE SIMBOLIZAVAM UMA ÉPOCA DE AVANÇOS E UNIDADE DE CLASSE. PARA TANTO, A PARTIR DA DÉCADA DE 80, NO BRASIL, SERÁ RECUPERADO E TRAZIDO AO CENÁRIO, COMO ÍCONE DESSES "NOVOS TEMPOS" O INDIVÍDUO JOVEM. ESSAS AÇÕES DE TRABALHO, POR ESTAREM VINCULADAS A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS, NOS MOVERAM PARA PESQUISAR COMO O FENÔMENO DA JUVENILIZAÇÃO VEM SE REVELANDO NO INTERIOR DA EJA. COMO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, TEM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, DENOMINADO PROJETO DE EDUCAÇÃO JUVENIL (PEJ), DECIDIMOS DIRECIONAR NOSSOS ESTUDOS BUSCANDO APREENDER COMO ESTÁ SE ESTRUTURANDO, NO INTERIOR DESTE PROJETO, AS RELAÇÕES ENTRE JOVENS E ADULTOS.