Repositorio Dspace

EDUCAÇÃO E VOLUNTARIADO: UMA PARCERIA PRODUTIVA

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt pt_BR
dc.contributor.author KLEIN, Rejane Ramos pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:23Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:23Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1001
dc.description UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS pt_BR
dc.description.abstract A PRESENTE DISSERTAÇÃO, EDUCAÇÃO & VOLUNTARIADO: UMA PARCERIA PRODUTIVA, ANALISA OS DISCURSOS QUE ARTICULAM A EDUCAÇÃO E O VOLUNTARIADO, PROBLEMATIZANDO AS PROPOSTAS QUE PRETENDEM CRIAR A CULTURA DO VOLUNTARIADO NA ESCOLA. TENDO COMO CORPUS ANALÍTICO DUAS AÇÕES DE VOLUNTARIADO AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA E AÇÃO SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2003 , PROCURA-SE DESCREVER E ANALISAR OS MECANISMOS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DO VOLUNTARIADO. COM BASE EM ALGUMAS QUE NELE SE INSPIRAM, ESTA INVESTIGAÇÃO PROCURA, NA ARTICULAÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS, AS POSSIBILIDADES DE ESSA CULTURA ESTAR ENVOLVIDA COM FORMAS DE GOVERNAMENTO DOS SUJEITOS. ANALISAM-SE OS MECANISMOS QUE ENVOLVEM MÚLTIPLAS PARCEIRAS, AS QUAIS CRIAM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE ESSAS PROPOSTAS SENSIBILIZEM OS ESTUDANTES, OS PROFESSORES E AS ESCOLAS A FAZEREM PARTE DESSA CULTURA. POR MEIO DE PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS, AS AÇÕES DE VOLUNTARIADO PREMIAM AS ESCOLAS E, AO MESMO TEMPO, PRODUZEM E CONTROLAM DETERMINADOS SABERES A SEREM PRIORIZADOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. DESSA FORMA, AS AÇÕES ENVOLVEM A TODOS, REFORÇANDO OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS TIDOS COMO VERDADEIROS NO CONTEXTO ESCOLAR. TAIS DISCURSOS TENDEM A DESLOCAR O PAPEL DO PROFESSOR E A CENTRAR O PROCESSO EDUCATIVO NO APRENDER FAZENDO , ALMEJANDO A CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO CIDADÃO, AUTÔNOMO, SOLIDÁRIO, AUTO-RESPONSÁVEL, QUE ESTEJA EM CONTÍNUO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ARGUMENTA-SE QUE OS SABERES ENVOLVIDOS NAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO, COMO AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE, RESPONSABILIDADE, ETC., MESMO SENDO ENTENDIDOS COMO ALTERNATIVOS, TANTO AO CURRÍCULO ESCOLAR CONSIDERADO TRADICIONAL QUANTO A UM SISTEMA QUE PRODUZ OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE PRODUZ OS PROBLEMAS SOCIAIS, SÃO TAMBÉM PRODUTIVOS A UMA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL. pt_BR
dc.format.extent 915981 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject VOLUNTARIADO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO E VOLUNTARIADO: UMA PARCERIA PRODUTIVA pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto