Resumen:
A PRESENTE DISSERTAÇÃO, EDUCAÇÃO & VOLUNTARIADO: UMA PARCERIA PRODUTIVA, ANALISA OS DISCURSOS QUE ARTICULAM A EDUCAÇÃO E O VOLUNTARIADO, PROBLEMATIZANDO AS PROPOSTAS QUE PRETENDEM CRIAR A CULTURA DO VOLUNTARIADO NA ESCOLA. TENDO COMO CORPUS ANALÍTICO DUAS AÇÕES DE VOLUNTARIADO AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA E AÇÃO SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2003 , PROCURA-SE DESCREVER E ANALISAR OS MECANISMOS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DO VOLUNTARIADO. COM BASE EM ALGUMAS QUE NELE SE INSPIRAM, ESTA INVESTIGAÇÃO PROCURA, NA ARTICULAÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS, AS POSSIBILIDADES DE ESSA CULTURA ESTAR ENVOLVIDA COM FORMAS DE GOVERNAMENTO DOS SUJEITOS. ANALISAM-SE OS MECANISMOS QUE ENVOLVEM MÚLTIPLAS PARCEIRAS, AS QUAIS CRIAM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE ESSAS PROPOSTAS SENSIBILIZEM OS ESTUDANTES, OS PROFESSORES E AS ESCOLAS A FAZEREM PARTE DESSA CULTURA. POR MEIO DE PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS, AS AÇÕES DE VOLUNTARIADO PREMIAM AS ESCOLAS E, AO MESMO TEMPO, PRODUZEM E CONTROLAM DETERMINADOS SABERES A SEREM PRIORIZADOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. DESSA FORMA, AS AÇÕES ENVOLVEM A TODOS, REFORÇANDO OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS TIDOS COMO VERDADEIROS NO CONTEXTO ESCOLAR. TAIS DISCURSOS TENDEM A DESLOCAR O PAPEL DO PROFESSOR E A CENTRAR O PROCESSO EDUCATIVO NO APRENDER FAZENDO , ALMEJANDO A CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO CIDADÃO, AUTÔNOMO, SOLIDÁRIO, AUTO-RESPONSÁVEL, QUE ESTEJA EM CONTÍNUO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ARGUMENTA-SE QUE OS SABERES ENVOLVIDOS NAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO, COMO AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE, RESPONSABILIDADE, ETC., MESMO SENDO ENTENDIDOS COMO ALTERNATIVOS, TANTO AO CURRÍCULO ESCOLAR CONSIDERADO TRADICIONAL QUANTO A UM SISTEMA QUE PRODUZ OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE PRODUZ OS PROBLEMAS SOCIAIS, SÃO TAMBÉM PRODUTIVOS A UMA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL.