Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | SPOSITO, Marilia Pontes | pt_BR |
dc.contributor.advisor | MONSMA, Karl Martin | pt_Br |
dc.contributor.author | CORTI, Ana Paula de Oliveira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:23Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:23Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1000 | |
dc.description | BIBLIOTEC COMUNTÃRIA | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO ANALISA AS EXPERIÊNCIAS DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS COM A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM 1999, NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO. AS HIPÓTESES TRABALHADAS FORAM: 1) A EXPERIÊNCIA COM A VIOLÊNCIA NA ESCOLA SE DÁ DIFERENTEMENTE PARA ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E JOVENS DO ENSINO MÉDIO; 2) A ESCOLA PODE POTENCIALIZAR CERTAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NÃO SÓ SENDO DEMASIADAMENTE PERMEÁVEL ÀS DINÂMICAS SOCIAIS EXTERNAS, MAS TAMBÉM PELA SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO INTERNOS. A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS JUVENIS CONVERGIRAM COM AS HIPÓTESES AVENTADAS, INDICANDO QUE AS EXPERIÊNCIAS COM A VIOLÊNCIA SÃO MUITO DIFERENTES PARA OS ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO. HÁ UM ENVOLVIMENTO MAIOR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS REDES DE VIOLÊNCIA, SEJA COMO VITIMIZADOS SEJA COMO AGENTES DE AGRESSÃO. VERIFICOU-SE, AINDA, QUE AS DINÂMICAS DOS TEMPOS E ESPAÇOS NO AMBIENTE ESCOLAR ACABA FAVORECENDO SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. EMBORA SOFRA OS EFEITOS DO CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA URBANAS A ESCOLA NÃO CONSISTE NUMA "ESPONJA" SEM FILTROS DO MEIO SOCIAL. NO SEU INTERIOR, EM CONTATO COM SUA ORGANIZAÇÃO E MODO DE FUNCIONAMENTO, SÃO GERADAS | pt_BR |
dc.format.extent | 2097152 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA NA ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | DISCIPLINA ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude | pt_BR |
dc.title | VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: JOVENS ESPECTADORES, VITIMIZADOS E AGENTES DE AGRESSÕES | pt_BR |