Resumen:
ESTE ESTUDO ANALISA AS EXPERIÊNCIAS DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS COM A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM 1999, NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO. AS HIPÓTESES TRABALHADAS FORAM: 1) A EXPERIÊNCIA COM A VIOLÊNCIA NA ESCOLA SE DÁ DIFERENTEMENTE PARA ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E JOVENS DO ENSINO MÉDIO; 2) A ESCOLA PODE POTENCIALIZAR CERTAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NÃO SÓ SENDO DEMASIADAMENTE PERMEÁVEL ÀS DINÂMICAS SOCIAIS EXTERNAS, MAS TAMBÉM PELA SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO INTERNOS. A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS JUVENIS CONVERGIRAM COM AS HIPÓTESES AVENTADAS, INDICANDO QUE AS EXPERIÊNCIAS COM A VIOLÊNCIA SÃO MUITO DIFERENTES PARA OS ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO. HÁ UM ENVOLVIMENTO MAIOR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS REDES DE VIOLÊNCIA, SEJA COMO VITIMIZADOS SEJA COMO AGENTES DE AGRESSÃO. VERIFICOU-SE, AINDA, QUE AS DINÂMICAS DOS TEMPOS E ESPAÇOS NO AMBIENTE ESCOLAR ACABA FAVORECENDO SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. EMBORA SOFRA OS EFEITOS DO CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA URBANAS A ESCOLA NÃO CONSISTE NUMA "ESPONJA" SEM FILTROS DO MEIO SOCIAL. NO SEU INTERIOR, EM CONTATO COM SUA ORGANIZAÇÃO E MODO DE FUNCIONAMENTO, SÃO GERADAS