dc.contributor.advisor |
SPOSITO, Marilia Pontes |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
MONSMA, Karl Martin |
pt_Br |
dc.contributor.author |
CORTI, Ana Paula de Oliveira |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
SP |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:37:23Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:37:23Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
SOCIOLOGIA |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1000 |
|
dc.description |
BIBLIOTEC COMUNTÃRIA |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ESTE ESTUDO ANALISA AS EXPERIÊNCIAS DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS COM A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM 1999, NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO. AS HIPÓTESES TRABALHADAS FORAM: 1) A EXPERIÊNCIA COM A VIOLÊNCIA NA ESCOLA SE DÁ DIFERENTEMENTE PARA ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E JOVENS DO ENSINO MÉDIO; 2) A ESCOLA PODE POTENCIALIZAR CERTAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NÃO SÓ SENDO DEMASIADAMENTE PERMEÁVEL ÀS DINÂMICAS SOCIAIS EXTERNAS, MAS TAMBÉM PELA SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO INTERNOS. A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS JUVENIS CONVERGIRAM COM AS HIPÓTESES AVENTADAS, INDICANDO QUE AS EXPERIÊNCIAS COM A VIOLÊNCIA SÃO MUITO DIFERENTES PARA OS ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO. HÁ UM ENVOLVIMENTO MAIOR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS REDES DE VIOLÊNCIA, SEJA COMO VITIMIZADOS SEJA COMO AGENTES DE AGRESSÃO. VERIFICOU-SE, AINDA, QUE AS DINÂMICAS DOS TEMPOS E ESPAÇOS NO AMBIENTE ESCOLAR ACABA FAVORECENDO SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. EMBORA SOFRA OS EFEITOS DO CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA URBANAS A ESCOLA NÃO CONSISTE NUMA "ESPONJA" SEM FILTROS DO MEIO SOCIAL. NO SEU INTERIOR, EM CONTATO COM SUA ORGANIZAÇÃO E MODO DE FUNCIONAMENTO, SÃO GERADAS |
pt_BR |
dc.format.extent |
2097152 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS |
pt_BR |
dc.subject |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject |
DISCIPLINA ESCOLAR |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude |
pt_BR |
dc.title |
VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: JOVENS ESPECTADORES, VITIMIZADOS E AGENTES DE AGRESSÕES |
pt_BR |