Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/954
Título: A VOZ DOS ALUNOS PRODUZINDO (RE)SIGNIFICAÇÕES ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR
Autor(es): MOLL, Jaqueline
ROSSATO, Maristela
Palavras-chave: FRACASSO ESCOLAR;SUCESSO ESCOLAR;ENSINO FUNDAMENTAL
Data do documento: 2001
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PRODUZIR (RE)SIGNIFICAÇÕES ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR DESDE A VOZ DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. PRETENDEU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAVÉS DE DESCRIÇÕES ETNOGRÁFICAS, CONSTITUÍDAS PELAS INTERAÇÕES E INTERLOCUÇÕES PRODUZIDAS NOS ENCONTROS COM OS SUJEITOS QUE VIVENCIARAM TAIS EXPERIÊNCIAS. ESTA PESQUISA CONSTITUIU-SE TAMBÉM PELA UTILIZAÇÃO DE REGISTROS FORMAIS DA HISTÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ. FIZERAM PARTE DESTA PESQUISA, ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, SITUADA NUMA ÁREA POBRE DA CIDADE DE PALOTINA/PR E QUE DURANTE OS ANOS DE 1998, 1999 E 2000 INTEGRARAM O PROJETO CORREÇÃO DE FLUXO, DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. O ENTRETECIMENTO DAS DIFERENTES VOZES - DOS ALUNOS, DOS TEÓRICOS, DAS POLÍTICAS, DA PESQUISADORA - CONDUZIU A CAMINHOS POUCO PERCORRIDOS: SOBRE FRACASSO ESCOLAR, NÃO BASTA ENCONTRAR AS CAUSAS E AS SOLUÇÕES, É PRECISO INTENSIFICAR A VIGILÂNCIA SOBRE OS EFEITOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA VIDA DOS ALUNOS, É PRECISO INTENSIFICAR A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES QUE OS ALUNOS MANTÉM COM A ESCOLA E COM O CONHECIMENTO ALI TRABALHADO, É PRECISO INTENSIFICAR O RESPEITO AO DIREITO BÁSICO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUE NÃO POSSIBILITE EXPERIÊNCIAS DE FRACASSO ESCOLAR.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/954
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador