Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/954
Título : | A VOZ DOS ALUNOS PRODUZINDO (RE)SIGNIFICAÇÕES ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR |
Autor : | MOLL, Jaqueline ROSSATO, Maristela |
Palabras clave : | FRACASSO ESCOLAR;SUCESSO ESCOLAR;ENSINO FUNDAMENTAL |
Fecha de publicación : | 2001 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumen : | O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PRODUZIR (RE)SIGNIFICAÇÕES ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR DESDE A VOZ DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. PRETENDEU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAVÉS DE DESCRIÇÕES ETNOGRÁFICAS, CONSTITUÍDAS PELAS INTERAÇÕES E INTERLOCUÇÕES PRODUZIDAS NOS ENCONTROS COM OS SUJEITOS QUE VIVENCIARAM TAIS EXPERIÊNCIAS. ESTA PESQUISA CONSTITUIU-SE TAMBÉM PELA UTILIZAÇÃO DE REGISTROS FORMAIS DA HISTÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ. FIZERAM PARTE DESTA PESQUISA, ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, SITUADA NUMA ÁREA POBRE DA CIDADE DE PALOTINA/PR E QUE DURANTE OS ANOS DE 1998, 1999 E 2000 INTEGRARAM O PROJETO CORREÇÃO DE FLUXO, DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. O ENTRETECIMENTO DAS DIFERENTES VOZES - DOS ALUNOS, DOS TEÓRICOS, DAS POLÍTICAS, DA PESQUISADORA - CONDUZIU A CAMINHOS POUCO PERCORRIDOS: SOBRE FRACASSO ESCOLAR, NÃO BASTA ENCONTRAR AS CAUSAS E AS SOLUÇÕES, É PRECISO INTENSIFICAR A VIGILÂNCIA SOBRE OS EFEITOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA VIDA DOS ALUNOS, É PRECISO INTENSIFICAR A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES QUE OS ALUNOS MANTÉM COM A ESCOLA E COM O CONHECIMENTO ALI TRABALHADO, É PRECISO INTENSIFICAR O RESPEITO AO DIREITO BÁSICO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUE NÃO POSSIBILITE EXPERIÊNCIAS DE FRACASSO ESCOLAR. |
Descripción : | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/954 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador