Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/919
Título: DAR VOZ AO ALUNO DO SUPLETIVO: MUDANÇAS PESSOAIS E SUAS RAZÕES
Autor(es): MAHONEY, Abigail Alvarenga
FERRARI, Shirley Costa
Palavras-chave: WALLON;SUPLETIVO;MUDANÇAS PESSOAIS
Data do documento: 2001
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS MUDANÇAS PESSOAIS DOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS DE UM CURSO SUPLETIVO NOTURNO, BEM COMO AS RAZÕES ATRIBUÍDAS POR ELES PARA ESSAS MUDANÇAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA PERIFERIA DE SÃO PAULO, TENDO COMO SUJEITOS 33 ALUNOS DE IDADE ENTRE 15 E 51 ANOS DE IDADE, DE UMA CLASSE DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DOS DADOS TEVE COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO O QUESTIONÁRIO E COMO INSTRUMENTO COMPLEMENTAR A ENTREVISTA COLETIVA. OS DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS LEVANTADAS A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS E NOS PERMITIU DEFINIR QUATRO GRANDES TEMAS: RAZÕES PARA A FREQÜÊNCIA NO CURSO SUPLETIVO; MUDANÇAS PESSOAIS DOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS; RAZÕES PARA AS MUDANÇAS PESSOAIS; AVALIAÇÃO DO CURSO SUPLETIVO PELOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS. AS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS QUE NORTEAM A ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS DESTE ESTUDO FUNDAMENTARAM-SE NA TEORIA PSICOLÓGICA DE HENRI WALLON. OS ALUNOS ADULTOS E JOVENS INDICAM AS MUDANÇAS PESSOAIS E ATRIBUEM COMO RAZÃO PARA ELAS A FREQÜÊNCIA À ESCOLA, A CONVIVÊNCIA COM COLEGAS, AS EXIGÊNCIAS SOCIAIS E A SATISFAÇÃO À FAMÍLIA.
Descrição: PUC/SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador