Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/919
Título : DAR VOZ AO ALUNO DO SUPLETIVO: MUDANÇAS PESSOAIS E SUAS RAZÕES
Autor : MAHONEY, Abigail Alvarenga
FERRARI, Shirley Costa
Palabras clave : WALLON;SUPLETIVO;MUDANÇAS PESSOAIS
Fecha de publicación : 2001
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumen : ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS MUDANÇAS PESSOAIS DOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS DE UM CURSO SUPLETIVO NOTURNO, BEM COMO AS RAZÕES ATRIBUÍDAS POR ELES PARA ESSAS MUDANÇAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA PERIFERIA DE SÃO PAULO, TENDO COMO SUJEITOS 33 ALUNOS DE IDADE ENTRE 15 E 51 ANOS DE IDADE, DE UMA CLASSE DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DOS DADOS TEVE COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO O QUESTIONÁRIO E COMO INSTRUMENTO COMPLEMENTAR A ENTREVISTA COLETIVA. OS DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS LEVANTADAS A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS E NOS PERMITIU DEFINIR QUATRO GRANDES TEMAS: RAZÕES PARA A FREQÜÊNCIA NO CURSO SUPLETIVO; MUDANÇAS PESSOAIS DOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS; RAZÕES PARA AS MUDANÇAS PESSOAIS; AVALIAÇÃO DO CURSO SUPLETIVO PELOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS. AS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS QUE NORTEAM A ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS DESTE ESTUDO FUNDAMENTARAM-SE NA TEORIA PSICOLÓGICA DE HENRI WALLON. OS ALUNOS ADULTOS E JOVENS INDICAM AS MUDANÇAS PESSOAIS E ATRIBUEM COMO RAZÃO PARA ELAS A FREQÜÊNCIA À ESCOLA, A CONVIVÊNCIA COM COLEGAS, AS EXIGÊNCIAS SOCIAIS E A SATISFAÇÃO À FAMÍLIA.
Descripción : PUC/SP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919
Otros identificadores : Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador