Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/919
Título : | Dar voz ao aluno do supletivo: mudanças pessoais e suas razões |
Autor : | MAHONEY, Abigail Alvarenga FERRARI, Shirley Costa |
Palabras clave : | WALLON;SUPLETIVO;MUDANÇAS PESSOAIS |
Fecha de publicación : | 2001 |
Editorial : | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Resumen : | Esse estudo teve como objetivo investigar as mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens de um curso supletivo noturno, bem como as razões atribuídas por eles para essas mudanças. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal da periferia de São Paulo, tendo como sujeitos 33 alunos de idade entre 15 e 51 anos de idade, de uma classe de 4ª série do ensino fundamental. A coleta dos dados teve como principal instrumento o questionário e como instrumento complementar a entrevista coletiva. Os dados foram agrupados em categorias levantadas a partir das respostas dos alunos e nos permitiu definir quatro grandes temas: razões para a freqüência no curso supletivo; mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens; razões para as mudanças pessoais; avaliação do curso supletivo pelos alunos adultos e jovens. As considerações teóricas que norteiam a análise e discussão dos dados deste estudo fundamentaram-se na teoria psicológica de Henri Wallon. Os alunos adultos e jovens indicam as mudanças pessoais e atribuem como razão para elas a freqüência à escola, a convivência com colegas, as exigências sociais e a satisfação à família. |
Descripción : | PUC/SP |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador