Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/916
Título: | DAS RELAÇÕES ENTRE DIMENSÃO ESPIRITUAL, VALORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES |
Autor(es): | OSOWSKI, Cecília Irene SCHLICKMANN, José Wilson |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO;ESPIRITUALIDADE;CURRÍCULO ESCOLAR;PRÁTICAS EDUCATIVAS |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS |
Resumo: | A PRESENTE DISSERTAÇÃO INVESTIGOU A QUALIDADE DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A DIMENSÃO ESPIRITUAL DO SER HUMANO, OS VALORES, A ESPIRITUALIDADE, O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PRESENTES NUM ESPAÇO EDUCATIVO-PEDAGÓGICO. PARA A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA BUCOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE HENRIQUE DE LIMA VAZ, JOSÉ ROQUE JUNGES, FRANCISCO TABORDA, JOHAN KONINGS E HANS WALTER WOLFF PARA OS SABERES AXIOLÓGICOS EM JOHANNES HESSEN, UBIRATAN D`AMBROSIO E CARLOS JAMES. PARA A COMPREENSÃO SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTACOU-SE J.GIMENO SACRISTÁN, TOMAZ TADEU DA SILVA, CECÍLIA OSOWSKI E ANA AMÉLIA INOUE. NA PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO BUSQUEI PERCEBER QUAL A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO NA QUALIDADE DE VIDA DESSES ESTUDANTES. TRABALHEI COM A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE DISCURSO, CONSTRUINDO ESSA FUNDAMENTAÇÃO SOBRETUDO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ENI ORLANDI. OS ESTUDOS DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REALIZADOS E A ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES PESQUISADOS APONTAM PARA A COMPREENSÃO DE QUE HÁ UMA RELAÇÃO ESTREITA ENTRE OS VALORES MEDIADOS NO CURRÍCULO E AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS POR ESSES ESTUDANTES. |
Descrição: | UNISINOS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/916 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 675.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador