Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/916
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OSOWSKI, Cecília Irene | pt_BR |
dc.contributor.author | SCHLICKMANN, José Wilson | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:08Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:08Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/916 | - |
dc.description | UNISINOS | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação investigou a qualidade das relações existentes entre a dimensão espiritual do ser humano, os valores, a espiritualidade, o currículo e as práticas educativas presentes num espaço educativo-pedagógico. Para a compreensão antropológica buscou-se as contribuições de Henrique de Lima Vaz, José Roque Junges, Francisco Taborda, Johan Konings e Hans Walter Wolff para os saberes axiológicos em Johannes Hessen, Ubiratan D'Ambrosio e Carlos James. Para a compreensão sobre currículo e práticas educativas destacou-se J. Gimeno Sacristán, Tomaz Tadeu da Silva, Cecília Osowski e Ana Amélia Inoue. Na pesquisa realizada com estudantes de ensino médio busquei perceber qual a influência do currículo na qualidade de vida desses estudantes. Trabalhei com a metodologia da análise de discurso, construindo essa fundamentação sobretudo a partir das contribuições de Eni Orlandi. Os estudos de fundamentação teórica realizados e a análise do discurso dos estudantes pesquisados apontam para a compreensão de que há uma relação estreita entre os valores mediados no currículo e as aprendizagens construídas por esses estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 691859 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | ESPIRITUALIDADE | pt_BR |
dc.subject | CURRÍCULO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | PRÁTICAS EDUCATIVAS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | Das relações entre dimensão espiritual, valores, currículo e práticas educativas na percepção de estudantes | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools