Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOSOWSKI, Cecília Irenept_BR
dc.contributor.authorSCHLICKMANN, José Wilsonpt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:08Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:08Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/916-
dc.descriptionUNISINOSpt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação investigou a qualidade das relações existentes entre a dimensão espiritual do ser humano, os valores, a espiritualidade, o currículo e as práticas educativas presentes num espaço educativo-pedagógico. Para a compreensão antropológica buscou-se as contribuições de Henrique de Lima Vaz, José Roque Junges, Francisco Taborda, Johan Konings e Hans Walter Wolff para os saberes axiológicos em Johannes Hessen, Ubiratan D'Ambrosio e Carlos James. Para a compreensão sobre currículo e práticas educativas destacou-se J. Gimeno Sacristán, Tomaz Tadeu da Silva, Cecília Osowski e Ana Amélia Inoue. Na pesquisa realizada com estudantes de ensino médio busquei perceber qual a influência do currículo na qualidade de vida desses estudantes. Trabalhei com a metodologia da análise de discurso, construindo essa fundamentação sobretudo a partir das contribuições de Eni Orlandi. Os estudos de fundamentação teórica realizados e a análise do discurso dos estudantes pesquisados apontam para a compreensão de que há uma relação estreita entre os valores mediados no currículo e as aprendizagens construídas por esses estudantes.pt_BR
dc.format.extent691859 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinospt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectESPIRITUALIDADEpt_BR
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLARpt_BR
dc.subjectPRÁTICAS EDUCATIVASpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleDas relações entre dimensão espiritual, valores, currículo e práticas educativas na percepção de estudantespt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf675.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools