Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/891
Título: | ADOLESCENTES NO PÁTIO, OUTRA MANEIRA DE VIVER A ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A SOCIABILIDADE A PARTIR DA INSERÇÃO ESCOLAR NA PERIFERIA URBANA |
Autor(es): | MOLL, Jaqueline MEINERZ, Carla Beatriz |
Palavras-chave: | ADOLESCÊNCIA;SOCIABILIDADE;PERIFERIA URBANA;ESCOLA |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR A SOCIABILIDIDADE PRATICADA POR ADOLESCENTES DA PERIFERIA URBANA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE, CONSIDERANDO SEUS JEITOS DE VIVER A ESCOLA E A INSERÇÃO ESCOLAR, ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS MEMÓRIAS INDIVIDUAL E COLETIVA. O FOCO DO ESTUDO ESTÁ RELACIONADO AO FENÔMENO DE QUE ALGUNS ADOLESCENTES, ENTRE 12 E 18 ANOS DE IDADE, QUE VÃO À ESCOLA, MAS RESISTEM EM PARTICIPAR DAS AULAS, CIRCULANDO PELOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS OU, SIMPLESMENTE, PASSANDO A MAIOR PARTE DO TEMPO NO PÁTIO. O RECORTE SOBRE A REALIDADE PESQUISADA FOI DELIMITADO PELA OPÇÃO EM ESTUDAR UM FATO LIGADO À VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA NA PERIFERIA URBANA DENTRO DOS MARCOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. OS CONCEITOS DE SOCIABILIDADE, PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE ESCOLARIZAÇÃO, IDENTIZAÇÃO, MEMÓRIAS INDIVIDUAL E COLETIVA, ADOLESCÊNCIA E PERIFERIA URBANA, ESCOLA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL FORAM ARTICULADOS NUMA COMPOSIÇÃO DE AUTORES VINCULADOS AO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ESPECIALMENTE DA SOCIOLOGIA, DA ANTROPOLOGIA, DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ARTICULANDO PRÁTICAS METODOLÓGICAS COMO OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS ABERTAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO. A TESE DESENVOLVIDA É A DE QUE OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES DE PERIFERIA URBANA, CUJA CARACTERÍSTICA CENTRAL É A CIRCULAÇÃO PELOS ESPAÇOS ESCOLARES, EVIDENCIAM A ESCOLA COMO UM ESPAÇO, NO QUAL SE PRATICA PREFERENCIALMENTE A SOCIABILIDADE, E APONTAM PARA UM REARRANJO NAS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NA MESMA. |
Descrição: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/891 |
Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador