Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/891
Título : ADOLESCENTES NO PÁTIO, OUTRA MANEIRA DE VIVER A ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A SOCIABILIDADE A PARTIR DA INSERÇÃO ESCOLAR NA PERIFERIA URBANA
Autor : MOLL, Jaqueline
MEINERZ, Carla Beatriz
Palabras clave : ADOLESCÊNCIA;SOCIABILIDADE;PERIFERIA URBANA;ESCOLA
Fecha de publicación : 2005
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumen : O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR A SOCIABILIDIDADE PRATICADA POR ADOLESCENTES DA PERIFERIA URBANA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE, CONSIDERANDO SEUS JEITOS DE VIVER A ESCOLA E A INSERÇÃO ESCOLAR, ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS MEMÓRIAS INDIVIDUAL E COLETIVA. O FOCO DO ESTUDO ESTÁ RELACIONADO AO FENÔMENO DE QUE ALGUNS ADOLESCENTES, ENTRE 12 E 18 ANOS DE IDADE, QUE VÃO À ESCOLA, MAS RESISTEM EM PARTICIPAR DAS AULAS, CIRCULANDO PELOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS OU, SIMPLESMENTE, PASSANDO A MAIOR PARTE DO TEMPO NO PÁTIO. O RECORTE SOBRE A REALIDADE PESQUISADA FOI DELIMITADO PELA OPÇÃO EM ESTUDAR UM FATO LIGADO À VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA NA PERIFERIA URBANA DENTRO DOS MARCOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. OS CONCEITOS DE SOCIABILIDADE, PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE ESCOLARIZAÇÃO, IDENTIZAÇÃO, MEMÓRIAS INDIVIDUAL E COLETIVA, ADOLESCÊNCIA E PERIFERIA URBANA, ESCOLA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL FORAM ARTICULADOS NUMA COMPOSIÇÃO DE AUTORES VINCULADOS AO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ESPECIALMENTE DA SOCIOLOGIA, DA ANTROPOLOGIA, DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ARTICULANDO PRÁTICAS METODOLÓGICAS COMO OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS ABERTAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO. A TESE DESENVOLVIDA É A DE QUE OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES DE PERIFERIA URBANA, CUJA CARACTERÍSTICA CENTRAL É A CIRCULAÇÃO PELOS ESPAÇOS ESCOLARES, EVIDENCIAM A ESCOLA COMO UM ESPAÇO, NO QUAL SE PRATICA PREFERENCIALMENTE A SOCIABILIDADE, E APONTAM PARA UM REARRANJO NAS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NA MESMA.
Descripción : BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/891
Otros identificadores : Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador